Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 11 de março de 2016

Brizola tinha razão: TSE diz que urna eletrônica é vulnerável

Sexta, 11 de março de 2016
Leia também:

Hacker de 19 anos revela no Rio como fraudou eleição brasileira

====================
da Tribuna da Internet
Deu no Portal Vox
O teste público encerrado nesta quinta-feira, dia 10, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para detectar vulnerabilidade no sistema de votação eletrônico resultou na descoberta de duas falhas graves nas urnas. Um dos problemas foi encontrado nas urnas com áudio, destinadas a cegos. Segundo especialistas convidados pelo TSE, é possível que outras pessoas identifiquem o voto do deficiente através do som emitido pelo equipamento.
Outra falha grave encontrada foi a possibilidade de haver troca no número de votos atribuídos a determinado candidato após o fechamento das urnas.
O presidente do tribunal, ministro Dias Toffoli, disse em entrevista que especialistas em informática da Justiça Eleitoral corrigirão as falhas antes das eleições municipais.
“Já conversamos com os nossos técnicos do tribunal, e isso é facilmente corrigível. O que mostra a vantagem desse tipo de teste, porque se verifica uma eventual vulnerabilidade a tempo de corrigi-la. Não chegaremos à eleição com esse tipo de vulnerabilidade”, justificou o ministro.
###

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG  É da maior importância esta notícia enviada pelo articulista e comentarista José Augusto da Aranha, sempre presente aqui na Tribuna da Internet, como Guilherme Almeida, Carmen Lins, Nélio Jacob, Theo Fernandes, Cesar Cavalcanti, Mário Assis Causanilhas, Christian Cardoso, Ednei Freitas e tantos outros. Como se vê, Leonel Brizola tinha razão ao exigir que o voto eletrônico tivesse possibilidade de impressão, para se verificar se houve fraude. Somente agora, depois de grande número de eleições, a Justiça enfim admite a vulnerabilidade da urna eletrônica tipo jabuticaba, que foi instituída no governo de FHC, é bom sempre lembrar este detalhe. Portanto, não foi à toa que os países desenvolvidos jamais aceitaram usar essas irresponsáveis urnas à brasileira. Ainda bem que na próxima eleição presidencial de 2018 as urnas terão possibilidade de impressão, exatamente como Brizola preconizava.

Já ia esquecendo: a matéria da Folha a respeito não fala na possibilidade de haver troca no número de votos atribuídos a determinado candidato após o fechamento das urnas. Mas o jornal Extra, da Organização Globo, confirmou a vulnerabilidade. O resto da mídia silenciou em relação ao assunto, que merecia ser manchete. (C.N.)