Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 15 de janeiro de 2011

Para pesquisador, poder público é o maior responsável pela tragédia

Sábado, 15 de janeiro de 2011
Da Pulsar Brasil
O diretor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Regional da UFRJ, Orlando Junior, acredita que o poder público é o maior responsável pela tragédia ocorrida na região serrana, no Rio de Janeiro. Já passa de 500 o número de mortos.


Nessa entrevista, o professor afirma que a falta de planejamento urbano é o principal motivo dos efeitos desastrosos provocados pelas chuvas. Orlando Junior ressalta que a tragédia afeta de forma mais perversa as famílias pobres.
 

Para ele, medidas preventivas como o mapeamento de áreas de risco poderiam ter evitado parte da catástrofe. Além disso, o urbanista defende ainda que mudanças estruturais devem ser feitas na região.
 

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Regional da UFRJ defende estratégias de ocupação das cidades  com o objetivo de destinar áreas mais bem estruturadas à habitação social. Com isso, remoções de famílias poderiam ser evitadas.

Ouça a entrevista clicando no áudio abaixo. (pulsar)
Audios disponíveis:
Entrevista com o diretor do Ippur, Orlando Junior, sobre a recente tragédia provocada pelas chuvas na região serrana do Rio.
 6 min 25 seg. (2, 93 Mb) arquivo mp3