Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Lucro com agrotóxicos deve superar o dos Estados Unidos

Quarta, 27 de julho de 2011
Da Agência Pulsar
O Brasil deve ultrapassar os EUA na arrecadação com vendas de defensivos agrícolas. Estima-se um crescimento em 10% no mercado brasileiro, com vendas no valor de aproximadamente 12,4 bilhões de reais.
Segundo estudo elaborado pela consultoria alemã Kleffmann, o consumo de agrotóxicos pelos produtores estadunidenses teve queda de 6% entre 2004 e 2009. No Brasil, o crescimento foi de 1,5% no mesmo período.

As lavouras em que se concentram as maiores vendas de agrotóxicos no Brasil são a de soja com 44%, seguida pelo algodão com 11%.

O Brasil é o principal destino de agrotóxicos proibidos no exterior. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), pelo menos dez variedades vendidas livremente aos agricultores brasileiros não circulam mais na União Européia e Estados Unidos.

Neste mês, a Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida lançou o Caderno de Formação I. O material que fala sobre os efeitos dos agrotóxicos na agricultura, na saúde humana e no meio ambiente. (pulsar/np)