Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

A caminho de um governo transparente

Quinta, 15 de dezembro de 2011
“Novo caminho”? O primeiro ano do governo de Agnelo já gastou mais de R$ 600 Milhões em contratos emergenciais. Esse dinheiro ultrapassa inclusive o que foi gasto no primeiro ano do Governo Arruda. Os tais contratos são caracterizados segundo art. 24 da lei das licitações, 8.666, pela “urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança de pessoas”.

Não que os 600 milhões dos contratos não possam ser legítimos, mas a maioria do montante foi gasto em atividades “meio” como limpeza, conservação e segurança. Estas áreas são infinitas, sempre será preciso o serviço. Será que ninguém do Planejamento tenha pensado nos gastos com limpeza e conservação?

A não ser que queira ter o mesmo fim, um “novo caminho” não pode seguir os mesmos passos de antigos governos ele deve caminhar junto com a sociedade civil. E para isso o cidadão precisa de ferramentas de transparência para obter informações, denunciar e obter um retorno. A sociedade organizada que ilumina e mostra o “caminho das pedras” ao governo.

Exemplo disso foi um longo estudo, do “adote um distrital”, entidade sem fins lucrativos que realiza o controle social. Foi encaminhado um pedido de investigação ao MPDFT de 36 contratos com irregularidades, totalizando mais de R$ 180 Milhões só nas áreas citadas.

Parecendo entender os novos traços, ontem 13/12 o governador Agnelo Queiroz deu um pequeno passo rumo ao sentido novo: publicou o Decreto Nº 33.404 de 2011, que “Dispõe sobre a vedação de contratação emergencial e adesão a ata de preço por órgãos da administração direta e indireta do Distrito Federal e dá outras providências.” e lançou no dia 6 de dezembro o “Disque Corrupção” e o novo Portal da Transparência.

São pequenos passos para o GDF rumo ao caminho sem volta e sem fim da transparência e do controle social.

Fonte: Adote Um Distrital