Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Parque da Cidade ganhará novo acesso de entrada e saída de veículos

Quarta, 15 de maio de 2013

Moradores procuram MPDFT para que seja criada uma nova saída na altura da 912 Sul. Grande volume de automóveis tem trazido transtornos para moradores e pais de alunos

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em conjunto com o Departamento de Trânsito (Detran), viabilizou a construção de um novo acesso ao Parque da Cidade. Ele será construído na altura da 912 Sul. A demanda surgiu depois que moradores da região procuraram, em janeiro deste ano, o MPDFT. Eles vieram à Instituição atrás de uma solução para os transtornos provocados pelo grande fluxo de automóveis, principalmente na hora de entrada e saída de alunos de escolas próximas.
Fonte: MPDF


Os promotores de Justiça alertam, no entanto, que todo o processo deve ser feito de forma conjunta, em parceria com os diferentes setores envolvidos. “Tivemos a informação de que o projeto foi aprovado e está em fase de licitação. Não descartamos a possibilidade de firmarmos um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o Detran, com a Administração Regional de Brasília e com os donos das escolas próximas, pois não se pode permitir que os transtornos enfrentados pela população hoje voltem a se repetir daqui a dois ou três anos”, alertou Ricardo Fonseca, promotor de Justiça em exercício na 5ª Promotoria de Justiça da Ordem Urbanística (Prourb).

Segundo o titular da 2ª Promotoria de Justiça de Delitos de Trânsito, Rodrigo Rosa, a solução do problema é complexa e envolve a adoção de medidas por parte de todos os agentes envolvidos: Estado, Detran, escolas e usuários das vias – cada um cumprindo a parte que lhe toca. “A construção do novo acesso ao parque desde o início mostrou-se como uma das medidas centrais. Não resolve todos os problemas, mas é seguramente o primeiro e mais importante passo”, explicou Rodrigo.

Os promotores de Justiça esperam ainda que a Administração de Brasília se comprometa a não autorizar a construção de novas quitinetes no local. “Os benefícios obtidos com a abertura da nova via de acesso poderão ser mitigados pelo aumento do fluxo de veículos”, completou o promotor da Prourb.

Mobilização
A criação de um novo acesso ao Parque da Cidade é uma demanda antiga da sociedade. Em janeiro deste ano, um grupo de moradores daquela região procurou o MPDFT. Os promotores de Justiça instauram um procedimento administrativo interno e sugeriram que fosse produzido um abaixo-assinado.

Aproximadamente dois meses depois, cerca de 400 pessoas já haviam assinado o documento. Com isso, foi marcada uma audiência com o Detran e com os donos das escolas próximas, sob a coordenação da promotora de Justiça Luciana Medeiros, titular da 5ª Prourb à época. Segundo ela, ambos demonstraram ser favoráveis à criação de uma nova saída para dividir o fluxo de automóveis na área.

“É uma vitória para as crianças, para os moradores e para todos que por ali circulam, pois eles terão significativa melhora na qualidade de vida. Hoje, muitos pais demoram cerca de uma hora para saírem daquela região e chegarem até o Sudoeste. Um trajeto que, nos finais de semana, leva-se 15 minutos aproximadamente”, exemplificou a promotora.