Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Meu Rio: Um jovem do Pavão pede a sua ajuda; evite mais uma tragédia anunciada

Sexta, 25 de abril de 2014



Essa semana, recebemos o relato do Bruno, que iniciou uma campanha no Panela de Pressão. Bruno é morador do Pavão. Dois dias antes das manifestações de moradores revoltados com a morte de Douglas DG, Bruno fez uma denúncia de violência policial e abuso de poder na 13ª Delegacia de Polícia. 

Agora, ele está com medo de retaliações, e pede sua ajuda para que o chefe da Policia Civil e o Secretario de Segurança tomem medidas cabíveis para assegurar sua vida. Além disso, Bruno exige que as mortes no Cantagalo sejam investigadas e apuradas de verdade, para que os culpados não façam mais vítimas.

Se milhares de pessoas se unirem a Bruno, poderemos assegurar sua proteção já nos próximos dias, que certamente serão tensos para a comunidade. Para juntar sua voz a esse apelo, clique no link agora: http://paneladepressao.meurio.org.br/campaigns/441

Segue, abaixo, o relato do Bruno:

"Meu nome é Bruno, sou morador do Pavão. Comecei essa campanha hoje porque nós precisamos de ajuda e eu não quero ser o próximo a morrer.

Como você deve ter acompanhado, essa semana o Pavão-Cantagalo perdeu um pouco da alegria por causa da violência que vem acontecendo com frequência em nossa comunidade. Dois amigos foram brutalmente assassinados, e os culpados ainda não foram encontrados. Pessoas queridas, um pai de família e um menino especial, acolhido por uma família que acompanha o tratamento de sua deficiência mental. A população está com medo. Começando por mim.

Na véspera do dia do assassinato do Douglas DG, eu e meu irmão estávamos voltando de uma festa quando fomos abordados por quatro policiais. Eles fizeram dois disparos com pistola sobre meu ouvido e três de fuzil para o alto enquanto nos ameaçaram de morte. Graças a Deus não me feri e estou aqui para contar a história. Numa situação dessas, passa tudo pela cabeça: medo, raiva, desespero. Mas eu fiz o que tinha que ser feito. Fomos até a sede da UPP mas os policiais disseram que não atenderiam a gente. Resolvemos levar isso para a 13ª DP. Lá, me senti ainda mais humilhado e sozinho. Só depois de muita insistência consegui deixar meu registro de ocorrência.
Agora que a barra está ainda mais pesada na comunidade toda, estou com medo de sofrer uma covardia policial em algum beco por ter denunciado a violência que vivi. É por isso que preciso da sua ajuda para que minha mãe não sinta a dor de uma perda como vem acontecendo ultimamente com muitas mães por aí.

Se muitas pessoas enviarem emails de pressão ao chefe da Polícia Civil, responsável pela investigação dos abusos que eu sofri, e ao Secretário de Segurança Pública, eles terão que dar proteção a mim e ao meu irmão. Eles terão também que investigar pra valer as mortes dos amigos Edilson e Douglas, para que os culpados não façam mais vítimas. O próximo pode seu eu.

Não quero ser mais uma tragédia anunciada. Com você, espero evitar o pior. Envie seu email ao chefe da Polícia Civil e ao Secretário de Segurança agora: http://paneladepressao.meurio.org.br/campaigns/441"

Por um Rio de Janeiro seguro de verdade,
Guilherme, Rafa, Enrica, Courtney e toda a equipe da Rede Meu Rio