Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 30 de abril de 2014

É o caos na saúde pública do Distrito Federal

Quarta, 30 de abril de 2014

DF: Falta de material no Hospital de Sobradinho cancela cirurgias e promove o caos

Não faz muito tempo, noticiamos que os gasômetros (aparelho usado para diagnóstico e monitoração de pacientes internados na UTI) do hospital de Sobradinho estavam sem funcionar. Imediatamente fomos comunicados pela Secretaria de Saúde que tais aparelhos iriam passar por manutenção...
 
No dia de hoje, somente um dos gasômetros está funcionando, o que deveria atender pacientes graves na emergência, está quebrado há semanas, e para piorar a situação, está faltando antibióticos (polimixina, meropen, tazocin) ,utilizados no combate a bactérias resistentes e que provocam a famosa infecção hospitalar. Tais medicamentos são largamente utilizados também pelos pacientes internados em UTIs.
 
O cancelamento das cirurgias eletivas se deu pela falta de material de sutura esterilizado, a auto-clave, que é o aparelho que esteriliza os instrumentos, está quebrada . O hospital dispõe hoje de material esterilizado suficiente para suturar somente quatro pacientes, se chegar mais um, terá que ser removido para outra unidade de saúde, caso tenha disponibilidade de ambulâncias. 
 
Mas não pensem que nada funciona no hospital de Sobradinho, a recepção se mantém impecável, com atendentes bem uniformizadas e prontas para dar ao paciente todas as informações, desde que não seja sobre o atendimento interno.
 
Fonte: Blog do Sombra com internauta colaborador do seu blog