Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

MPDFT: Operação Cruciatus investiga crimes de tortura e extorsão atribuídas a policiais militares Grupamento Tático Operacional (GTOP) do 21° Batalhão da PM

Quinta, 7 de dezembro de 2017
Do MPDF
O Núcleo de Investigação e Controle Externo da Atividade Policial (NCAP), que também é responsável pelo combate à tortura, e a Promotoria de Justiça Militar do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em conjunto com a Corregedoria da Polícia Militar do DF, deflagraram nesta manhã a operação Cruciatus, para o cumprimento de 10 mandados de busca e apreensão, conforme autorização conferida pelo juízo da Auditoria Militar do Distrito Federal.

A investigação que ensejou a operação de hoje também foi realizada com o apoio da Corregedoria da Polícia Militar do DF. O objetivo foi esclarecer a prática de vários crimes, notadamente os delitos de tortura e extorsão militar, atribuídos a alguns policiais militares que compõem o Grupamento Tático Operacional (GTOP) do 21° Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal.

Até o momento, três vítimas relataram ter sido alvo da ação ilícita dos investigados. A exigência de armas de fogo das vítimas para não serem autuadas por flagrantes forjados de posse ou tráfico de drogas foi um ponto em comum no relato dessas vítimas. Além disso, a menção a espancamentos também foi referida pelas pessoas ouvidas.

Cruciatus significa maldição da tortura, prática voltada a impingir dores psicológicas e físicas.