Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 6 de março de 2020

Brasília: uma história que não se conta nos bancos escolares

Sexta, 6 de março de 2020
Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna

Imóveis que abrigaram técnicos e engenheiros para a construção de Brasília são ruínas apodrecidas na Vila Planalto. Não só as estruturas, mas também a memória da cidade se esvai com o tempo. Nenhuma das duas é preservada. Foto de Leiliane Rebouças.

Atualmente mais de 50% dos residentes do DF nasceram aqui mas o vínculo com o “lugar” é diminuto. Ainda estamos em construção de uma cultura brasiliense que seja enraizada na formação da nossa sociedade – alerta o professor Urani Jefferson.

Por Chico Sant’Anna

Brasília completa em abril 60 anos. Em termos da história da humanidade, a cidade ainda engatinha. Para a memória dos que aqui chegaram nos primeiros momentos, uma eternidade. Já virou, infelizmente, lugar comum dizer que a cidade perde sua identidade, perde sua originalidade enquanto proposta urbanística, perde seu verde para o avanço da especulação imobiliária, perde enquanto patrimônio histórico. Prova maior desse abandono, em apenas seis décadas, é a situação das últimas casas de madeira, remanescentes da Vila Planalto. A imprensa muito bem retratou o abandono em que se encontram estruturas que fazem parte desse pouco mais de meio século de existência.