Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 3 de março de 2020

Exposição sobre vítimas do Holocausto realizada pelo UNIC Rio é inaugurada no Recife

Terça, 3 de março de 2020
Da ONU Brasil

A Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (ALEPE) realizou no dia 11 de fevereiro uma sessão solene em homenagem às vítimas do Holocausto. O evento foi uma iniciativa de deputados estaduais em parceria com a Federação Israelita de Pernambuco e o Consulado Geral da República Federal da Alemanha no Recife (PE).

Na ocasião, foi inaugurada a exposição “Alguns eram vizinhos: escolha, comportamento humano e o Holocausto”, realizada pelo Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), que também está em cartaz no Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF), no Rio de Janeiro.

A solenidade de acendimento das sete velas foi acompanhada pelo secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico de Barros e Silva; pela cônsul-geral da Alemanha, Maria Könning; pela presidente da Federação Israelita de Pernambuco, Sonia Schechtman Sette; por representantes do Diálogo Inter-religioso, Igualdade Racial e Diversidade; de instituições judaicas de Pernambuco; descendentes de vítimas do Holocausto; além de jovens do movimento juvenil Habonim Dror e do grupo Zehut.

Sobre a exposição

A exposição “Alguns eram vizinhos: escolha, comportamento humano e o Holocausto” traz reflexões sobre o que as pessoas fizeram — ou deixaram de fazer — durante a Segunda Guerra Mundial, em atitudes que ajudaram — ou não — vítimas do antissemitismo e do nazismo.
“Quando pensamos no Holocausto, a primeira pessoa em quem pensamos é Hitler e a responsabilidade do governo nazista. Mas esta exposição nos inspira a pensar como os nazistas conseguiram ter tanto apoio de pessoas comuns. Levanta a questão sobre as razões que levaram algumas pessoas a ajudar os nazistas durante o Holocausto, enquanto outras decidiram ajudar os judeus”, explicou recentemente a diretora do UNIC Rio, Kimberly Mann.
A mostra é produzida em parceria com o Museu Memorial do Holocausto dos Estados Unidos e o Programa Educacional da ONU sobre o Holocausto.
O Programa Educacional da ONU sobre o Holocausto foi estabelecido pela Assembleia Geral da ONU em 2005 para encorajar a sociedade civil a participar da memória e educação sobre o Holocausto. As Nações Unidas lembram as vítimas do Holocausto a cada 27 de janeiro, data em que as tropas soviéticas libertaram os prisioneiros de Auschwitz-Birkenau, o maior campo de concentração e extermínio da Alemanha nazista (1940-1945).
O tema deste ano do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto foi “75 anos depois de Auschwitz – Educação sobre o Holocausto e Memória para Justiça Global”. Quase 1 milhão de homens, mulheres e crianças foram mortos em Auschwitz por serem judeus. Milhares de ciganos, prisioneiros de guerra soviéticos, oponentes políticos e outras pessoas perseguidas foram presas lá ou lá morreram. No total, 1,5 milhão de pessoas foram assassinadas no maior campo de extermínio do nazismo.