Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 9 de março de 2020

O CAPITÃO BOLSONARO JÁ NÃO ESTÁ TÃO ENTUSIASMADO COM A SECRETÁRIA DE CULTURA

Segunda, 9 de março de 2020
Por
Helio Fernandes*


Ele insistiu publicamente para que ela aceitasse o cargo. Usou repetidamente o seu provinciano discurso, "Primeiro vamos namorar, depois ficar noivos e finalmente casar". No entendimento tolo dele, o casamento significava a posse.

O primeiro ato dela, demitir o presidente da Funarte, não causou o menor problema, ele nem deveria ter sido nomeado. 

Os problemas surgiram quando começaram a discutir a extensão ou os limites da sua autonomia. Na primeira contestação, ela respondeu "O presidente me garantiu total liberdade". Mas ele imediatamente respondeu: "Você tem total autonomia, mas eu tenho poder de veto".

O que chegou a provocar um certo constrangimento, foi o rumor de que ela demitiria "olavistas", que até agora não foi contestado por ninguém. O segundo problema, (problema mesmo) foi quando ela disse, "A minha administração na Cultura será baseada no diálogo e na conciliação". 

Isso, o capitão não pode referendar de jeito nenhum, pois a sua convicção, é baseada toda no não diálogo e na não conciliação. Por enquanto o possível rompimento não é uma realidade. E sim uma possibilidade.

PS- Depois de ter jogado tudo no convite surpreendente e na posse sem nenhuma restrição, todos acreditam que esse relacionamento vai durar algum tempo.

PS2- Não acredito que ela tenha resistência para chegar a 2022, e a reeleição. Mas ele, que dizia na campanha presidencial, "Não disputarei a reeleição, e se tiver força acabarei com a reeleição seja quem for o personagem".

CONFISSÃO ESPONTÂNEA DO MINISTRO GUEDES:

"O DOLAR SÓ CHEGARÁ A R$ 5,00 SE EU FIZER MUITA BESTEIRA"

Com essa declaração, a moeda americana já deveria estar nos 5 reais há muito tempo. No último dia da semana chegou a R$ 4,62 com 5 altas seguidas. 

Na verdade, no momento, a sua incapacidade se refugia no coronavírus. Ele e o presidente do BC tem feito tudo para fulminar as reservas monetárias que o presidente Lula deixou em 470 bilhões de dólares. Nos últimos 6 dias úteis, o BC atuou todas as vezes, e não conseguiu reduzir a queda do dólar. 

PS- Se em 5 dias o dólar foi de 3,80 para 4,62 na sexta-feira, destroçaram uma parte importante das reservas. Como faltam apenas 38 centavos para atingir esses 5 reais, o ministro da economia, talvez o mais incompetentes de todos deste governo, dessa vez ele vai acertar, mas rigorosamente contra o país e seu desenvolvimento.

O MINISTRO DA EDUCAÇÃO, ERA INVESTIGADO POR CRIME GRAVE DE DESONESTIDADE

Assim que foi nomeado, ficou famoso pela incompetência e pela complicação do nome (Weintraub). Foi aberta a investigação contra ele. Motivo: Fazia compras elevadas numa empresa que estava respondendo à Comissão de Ética da Presidência da República.

Antes da investigação chegar a qualquer ponto que pudesse ameaçar a sua permanência no cargo, um Ministro do STF, mandou arquivar o caso. O Ministro resolveu tudo em 48 horas, sem sequer se preocupar com o fato do Tribunal estar com 3.800 processos esperando solução há muito tempo. 

PS- Rumores muito fortes que o ministro seria atingido pela Reforma Ministerial que o capitão/presidente anunciou para depois do carnaval. Agora o ministro da Educação está mais periclitante do que antes.

A SUPER TERÇA NA ELEIÇÃO AMERICANA

Bloomberg, fundador e proprietário da agência de comunicação famosa, por 4 vezes quis ser presidente, não foi nem candidato.  Eleito 12 anos (3 mandatos ) prefeito de NY, mas o principal era a presidência. Seu partido de então, o Republicano, não o indicou.

Agora mudou de estratégia, tentou ser candidato pelo Democrata. Considerou que sairia candidato na SUPER-TERÇA. Investiu um bilhão de dólares nas prévias anteriores. Só apareceu pessoalmente na famosa SUPER-TERÇA, não conseguiu mais do que doze por cento.

PS - Desistiu , agora definitivamente, pela idade e a falta de oportunidade.

*Fonte: Blog Oficial do Jornal da Tribuna da Imprensa. Matéria pode ser republicada com citação do autor.