Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Cortes orçamentários podem resultar em desmonte da Embrapa

Quarta, 16 de setembro de 2020
Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna


Chocolate, Baunilha e Nevasca são os primeiros trigêmeos de dois machos e uma fêmea, que nasceram de uma mesma vaca da raça Brasil Genética Nelore (BRGN) do rebanho de corte da Embrapa Cerrados (DF).

Os cortes orçamentários deverão interferir no pagamento das despesas de funcionamento da Embrapa, incluindo a paralisação dos projetos de pesquisa, inclusive aqueles destinados a temas estratégicos. Outro impacto direto é a inviabilidade dos rebanhos e campos experimentais da instituição em todo o país. Interrupção de projetos de pesquisa em parceria com o setor privado, já que os mesmos dependem em parte do caixa da Embrapa.

Por Chico Sant’Anna

O governo federal determinou à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, a suspensão da maior parte das atividades de pesquisa, inclusive as consideradas estratégicas. O corte foi determinado pela SOF do Ministério da Economia. Para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) o corte é de RF$ 249,463 milhões Já para a Embrapa, o corte de recursos para chega a casa dos R$ 150 milhões. As normas foram comunicadas por meio de documento enviado no dia 04/09. A Associação Nacional dos Pesquisadores da Embrapa (ANPE) se diz preocupada com a “notícia do bloqueio de parte significativa do orçamento da Embrapa de 2020, assim com o anúncio de mais um corte para o orçamento de 2021 da empresa, previsto no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), representando 20% sobre o já restrito orçamento de 2020.”

Segundo técnicos da empresa, os cortes orçamentários deverão interferir no pagamento das despesas de funcionamento da Embrapa, incluindo a paralisação dos projetos de pesquisa, inclusive aqueles destinados a temas estratégicos. Outro impacto direto é a inviabilidade dos rebanhos e campos experimentais da instituição em todo o país. Interrupção de projetos de pesquisa em parceria com o setor privado, já que os mesmos dependem em parte do caixa da Embrapa.