Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Evento na Assembleia Geral da ONU pede compromisso dos países pela igualdade de gênero

 Sexta, 25 Setembro 2020

Da ONU Brasil

  • Em 1º de outubro de 2020, sob o tema, "Acelerando a realização da igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas", a Assembleia Geral da ONU convocará uma reunião de alto nível sobre o 25º aniversário da Quarta Conferência Mundial sobre a Mulher.
  • A reunião de alto nível é uma oportunidade para os Estados-membros demonstrarem vontade política e liderança para garantir a implementação efetiva e acelerada da Plataforma de Ação. Para este fim, os líderes mundiais são convidados a apresentar ações e compromissos concretos.
Evento na Assembleia Geral da ONU visa obter compromissos políticos dos países pela igualdade de gênero. Foto: EBC

O ano de 2020 marca o 25º aniversário da Quarta Conferência Mundial sobre a Mulher em Pequim, China, e a adoção da Declaração e Plataforma de Ação de Pequim (1995), que continua sendo um roteiro visionário e abrangente para o avanço dos direitos das mulheres em todo o mundo.

Este ano também marca os cinco anos para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a reafirmação da igualdade de gênero como inextricavelmente ligada à obtenção de um desenvolvimento sustentável para todos até 2030.

Vinte e cinco anos após a adoção da Plataforma de Ação de Pequim, algum progresso em relação à igualdade de gênero ocorreu. Na última década, 131 países aprovaram leis para apoiar a igualdade para as mulheres, incluindo aumentar o acesso aos cuidados de saúde e educação de boa qualidade, e para promover sua participação e representação política; mais países alcançaram a paridade de gênero em matrícula educacional; e menos mulheres morrem no parto.

No entanto, o progresso tem sido muito lento. Nenhum país alcançou a igualdade de gênero. A pandemia de COVID-19 mostrou a dependência da sociedade nas mulheres, tanto na linha de frente da resposta, quanto em casa, enquanto o impacto da pandemia está colocando em risco os ganhos duramente conquistados em termos de direitos.

Mulheres e meninas estão enfrentando impactos desproporcionais, com consequências de longo alcance em todas as esferas, da saúde à economia, à segurança e proteção social. Devido à pandemia, estima-se que, em 2021, 47 milhões de mulheres e meninas serão empurradas para a pobreza extrema, elevando o total para 435 milhões.

Em 2021, para cada 100 homens com idade entre 25 e 34 anos vivendo em pobreza extrema, haverá 118 mulheres, uma diferença que deve aumentar para 121 por 100 homens em 2030.

O QUE: Em 1º de outubro de 2020, sob o tema, "Acelerando a realização da igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas", a Assembleia Geral da ONU convocará uma reunião de alto nível sobre o 25º aniversário da Quarta Conferência Mundial sobre a Mulher.

A reunião de alto nível é uma oportunidade para os Estados-membros demonstrarem vontade política e liderança para garantir a implementação efetiva e acelerada da Plataforma de Ação. Para este fim, os líderes mundiais são convidados a apresentar ações e compromissos concretos.

A reunião consistirá em uma abertura, uma sessão plenária e um segmento de encerramento.

QUANDO: 1º de outubro de 2020, das 9h00 às 19h00 EDT (das 10h às 20h de Brasília)

Segmento de abertura 09:00 às 10:00 (ET)

• Volkan Bozkir, Presidente da Assembleia Geral na sua 75ª sessão;

• António Guterres, Secretário-Geral da ONU;

• Representante da China, país anfitrião da Quarta Conferência Mundial da Mulher;

• Phumzile Mlambo-Ngcuka, Diretora-Executiva da ONU Mulheres;

• Natalia Kanem, Diretora-Executiva do UNFPA;

• Hilary Gbedemah, Presidente do Comitê para a Eliminação da Discriminação contra as Mulheres;

• Elizabeth Broderick, Presidente do Grupo de Trabalho do Conselho de Direitos Humanos sobre a questão de discriminação contra as mulheres na lei e na prática;

• Dubravka Šimonovic, Relatora Especial do Conselho de Direitos Humanos sobre violência contra as mulheres, suas causas e consequências;

• Chimamanda Adichie (TBC);

• Sascha Gabizon, representante da sociedade civil;

• Ixchel Adolfo, jovem líder.

Segmento plenário 10h00 às 18h30 (EDT) - 11h às 19h30 (horário de Brasília)

Chefes de Estado e de Governo e outros líderes apresentarão ações e compromissos concretos para acelerar a realização da igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas até 2030, inclusive no apoio ao papel das organizações da sociedade civil e da juventude.

A lista de palestrantes pode ser encontrada aqui.

Segmento de encerramento 18h30 às 19h00 (EDT) - 19h30 às 20h (de Brasília)

Palavras finais de Volkan Bozkir, presidente da Assembleia Geral da ONU

ONDE: A reunião de alto nível será transmitida ao vivo pela Web TV da ONU

Para obter mais informações, conteúdo editorial e recursos, visite: UNGA: https://www.un.org/pga/75/event/high-level-meeting-on-the-twenty-fifth-anniversaryof-the-fourth-world-conference-on-women/

ONU Mulheres: www.unwomen.org/en/news/in-focus/general-assembly

A reunião de alto nível da Assembleia Geral terá lugar no contexto da campanha Generation Equality. O Generation Equality Forum, originalmente programado para ser realizado na Cidade do México e em Paris em 2020, foi adiado para o próximo ano e está sendo adaptado e fortalecido para responder ao atual contexto.

Contatos de mídia: ONU Mulheres, Sharon Grobeisen media.team@unwomen.org Gabinete do Presidente da Assembleia Geral, Denise Kling denise.kling@un.org Departamento de Comunicações Globais da ONU, Sharon Birch-Jeffrey birchs@un.org