Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Governador Ibaneis, os Conselhos de Saúde do Distrito Federal e do Gama REAFIRMARAM posição pela reconstrução do Centro de Saúde 8 da cidade no MESMO terreno em que sempre existiu; o Povo do Gama também quer assim

Segunda, 30 de novembro de 2020

Centro de Saúde 8. Foto Taciano 13/11/2020 tarde


Por
Taciano Carvalho

O Conselho de Saúde do DF (CSDF) e  o Conselho Regional de Saúde do Gama (CRSG) REAFIRMARAM NESTE mês de novembro a posição pela reconstrução do Centro de Saúde 8 do Gama no MESMO terreno em que sempre existiu.

A decisão do Conselho de Saúde do Distrito Federal é de 10 de novembro. Já os membros do Conselho Regional de Saúde do Gama reunidos no dia 18, também de novembro, tomaram por UNANIMIDADE a decisão de REAFIRMAR a posição já decidida em reunião do início do mês. 

Essas duas últimas manifestações, a do Conselho de Saúde do DF e do Conselho Regional de Saúde do Gama, foram provocadas por uma situação no mínimo esdrúxula ocorrida com o governador Ibaneis em palanque político em ato que compareceu no Gama em final de outubro passado. Acreditam alguns, que ele foi apanhado de surpresa por um questionamento feito pelo deputado Daniel Donizet (hoje no Partido Liberal — PL). Outras pessoas acreditam, no entanto, que teria sido encenação combinada com certa antecedência para permitir o discurso do governador quanto ao Centro de Saúde 8. Provocado pelo deputado, afirmou Ibaneis:

— O Posto 8 vai ser resolvido através de uma parceria público privada também. Como o hospital que tá ali em frente também, o hospital quer fazer um estacionamento ali, e vai construir um posto em outro local, para entregar à comunidade. 

Causa estranheza, muita estranheza mesmo,  também essas declarações (decisões?) do governador Ibaneis sobre essa tal parceria público privada para o posto de saúde. É que em fevereiro deste ano de 2020, exatamente no dia 21 de fevereiro, reportagem do DFTV1 da TV Globo esteve no Centro de Saúde 8 do Gama, e aí, como se pode observar a partir dos 2’48” até os 3’11” no vídeo da reportagem colocou uma informação altamente importante. Qual? Transcreve-se adiante as palavras da jornalista:

— A Secretaria de Saúde disse que um novo projeto arquitetônico foi APROVADO pela Novacap e que ainda no início deste ano [2020] deve sair o orçamento e a liberação de mais uma licitação.

Ora, pela declaração do governo Ibaneis, já que a Secretaria de Saúde falou, claro, por ele naquela data —21 de fevereiro de 2020—, já estava aprovado pela Novacap um novo projeto arquitetônico do Centro de Saúde 8, e que ainda no início daquele ano, isto é, o ano de 2020 devia sair o orçamento e, assim, ocorreria a liberação de mais uma licitação da obra, com a consequente retomada da reforma/construção do prédio logo mais adiante. Há, certamente, uma total incoerência entre essas informações passadas ao DFTV1 pelo governo Ibaneis e as declarações ou decisão de Ibaneis por ocasião do ato político do início de novembro deste ando da Graça do Senhor, o ano de 2020. O que mudou, então?

Aqui é necessário frisar mais algumas informações. Vejamos.

“...o hospital que tá ali em frente também” (como afirmou Ibaneis), não está ali em frente, está, na realidade, ali atrás do terreno do Posto 8, isto é, do Centro de Saúde 8 do Gama (que tempos depois passou a ser oficialmente o Centro de Saúde 7, mas que pouquíssimas pessoa o reconhecem assim). Ali em frente, o que há é a Avenida Wagner Piau, uma das principais e centrais vias do Gama. É a avenida que vai do ainda apelidado Balão do Planaltão até o Balão do Centro de Saúde 8/Feira Permanente, passando em frente da sede da Administração Regional do Gama e pela frente da 14ª Delegacia de Polícia.   

Não é um terreninho qualquer. É um terreno que é um pouco maior do que a área hoje ocupada pelo Hospital Maria Auxiliadora que agora, inclusive, está mudando o nome para Hospital Santa Lúcia Gama. Fica também no Setor Central da Cidade, bem próximo aos inúmeros prédios construídos de uns 30 anos para cá, e que agasalham hoje enorme população. 

O Centro de Saúde 8 nasceu na década de 70, mais exatamente em 1973, como “Posto do Inamps”, era reconhecido assim por todos. Pelos gamenses e por toda aquela população do Entorno Sul do DF e que sempre recorreu à assistência de excelência daquela unidade de saúde que oferecia inúmeras especialidades médicas. Da acumputura à psicologia, da vacinação de todo o tipo a muitas e muitas outras especialidades médicas. Era, assim, um quase hospital, menor do que o querido Hospital Regional do Gama (HRG), mas também com a excelência de atendimento. E posso afirmar isso, pois morei inicialmente no Setor Central do Gama e muitas vezes fui atendido ali. E quando meus filhos nasceram também eram assistidos naquele posto. Vacinação e outros tipos de atendimento.

Depois o Posto foi repassado pelo governo federal, Ministério da Saúde, para continuar a ser usado para a saúde pública do DF. Continuou com a excelência de atendimento. Até que em 2014 começou-se a pensar em reformar o prédio. Obtido financiamento da Caixa Econômica Federal de R$ 3.273.791,53 as obra de reforma seriam iniciadas em 28 de maio de 2015 e deveriam estar concluídas  —entregues ao público— em 25 de maio de 2016. 

Todos nós sabemos como é essa história de licitação, obras e exigências de aditivos a contratos no Brasil. 

Pois bem, a empresa que ganhou a licitação iniciou a reforma (ou seria destruição?) do prédio do Posto 8. Derrubou paredes, arrancou os pisos, as telhas desapareceram, deixando sem teto o prédio. Depois de fazer essa bagaceira toda, exigiu aditivo de contrato. É quase sempre assim. Pegam uma obra por um preço mais baixo, fazem o que fazem e tentam logo adiante exigir aditivo contratual que elevará em muito o custo a ser arcado pelo contribuinte. O GDF não aceitou celebrar aditivo, mas isso depois de pagar uma boa grana ao vencedor da obra, que insatisfeito, abandonou o compromisso assinado com o Estado. 

E hoje nos encontramos na situação que nos encontramos. Os governos nada, ou quase nada, fizeram pela reforma/reconstrução do velho e bom Posto de Saúde 8 do Gama. Parece até que em alguns casos já havia o interesse de não fazer o posto reviver naquele local. Afinal, houve sempre olho grande de especuladores imobiliários e coisas tais naquele terreno no Centro do Gama. Terreno pra fazer qualquer um sorrir de orelha a orelha.

E há muito que se fala da cobiça de terceiros por aquele terreno. Inclusive coisa já falada em reunião por secretário de saúde e administrador do Gama, foi que o Hospital Maria Auxiliadora, que é do grupo Santa Lúcia, e que este último tem como sócio a Rede D’Or, que por sua vez tem nos seus quadros de acionistas dois grandes sócios estrangeiros. Um fundo de investimento de Singapura e outro norte-americano. O interesse de tal grupo privado no terreno do Centro de Saúde 8 é, assim, coisa que vem de longe.

Aqui cabe, para melhor caracterizar a grande cobiça sobre o excelente terreno do Centro de Saúde 8, expor o seguinte. O que falou em 2017, em voz alta e em bom som durante ato público na frente do Centro de Saúde 8, o senhor João Ferreira de Lima, excelente conselheiro do Conselho Regional de Saúde do Gama, mas que infelizmente nos deixou, morreu, em 2018. Falou o seguinte, que em reunião convocada pelo secretário de Saúde do DF, Humberto Fonseca (governo Rollemberg) tal secretário falou, claramente, para os conselheiros do Gama, que aquele terreno do Centro de Saúde 8 deveria ser em breve entregue ao Hospital Maria Auxiliadora. 

Na mesma oportunidade que João Ferreira de Lima falou isso para todas as pessoas que estavam naquele ato público que reivindicava, mais uma vez, a retomada da reconstrução/reforma do Centro de Saúde 8, também declarou —e declaração corroborada por outros conselheiros ali presentes naquele ato— que na semana anterior, a na época administradora regional do Gama, senhora Maria Antônia, havia convocado  todos os conselheiros de saúde do Gama para uma reunião, em 2017, na sede da Administração com executivos da Rede D'Or para tratar da cessão do terreno do Centro de Saúde 8 para a Rede. Mas o que aconteceu é que os conselheiros regionais de saúde do Gama foram à reunião, mas sem qualquer informação por parte da Rede D'Or/Santa Lúcia, ninguém do outro lado apareceu. E nada foi justificado, nenhuma explicação sequer pela administradora regional. Isso fez com que alguns conselheiros acreditassem que teria acontecido isso porque as "negociações" já haviam acontecido "lá por cima", pela cúpula das duas partes, incluindo aí a do governo do DF.

Que a luta da comunidade para que o Posto 8 seja reformado/reconstruído no local em que sempre esteve, agora com o reforço das DECISÕES do Conselho de Saúde do Distrito Federal (CSDF) e também do Conselho Regional de Saúde do Gama (CRSG), possa convencer o governador do DF, Ibaneis Rocha a recuar de suas declarações/decisão, e tomar a decisão que é melhor para a povo do Gama

O Posto 8 continuar no mesmo terreno em que nasceu e tão bem atendeu à população da cidade.

É o que a comunidade da cidade deseja. É o que o governador Ibaneis deve decidir.

Estacionamento Não! Posto de Saúde SIM!

Veja abaixo vídeo da tarde do dia 13/11/2020 mostrando um pouco da atual situação do Centro de Saúde 8. Estranho, não? Quais as razões DE FATO para se chegar a esse quadro? Responda quem quiser, pois  nós sabemos quais são.

Vídeo realizado pelo Blog Gama Livre — 13/11/2020 à tarde

=============
Leia também: