Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Apagão no Amapá: diretores da Aneel e ONS são afastados dos cargos por 30 dias

Quinta, 19 de novembro de 2020

Juiz federal João Bosco acatou um pedido do senador Randolfe Rodrigues (Rede/AP)

Belém (PA) | Brasil de Fato |

 

Transformador já está na cidade, mas a população viverá ao menos mais uma semana em sistema de rodízio, segundo a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) - Maksuel Martins


Nesta quinta-feira (19), o juiz federal João Bosco decidiu pelo afastamento imediato da diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e também do Operador Nacional do Sistema (ONS) por um período de 30 dias ou até que sejam concluídas as investigações sobre o apagão do Amapá

A decisão atende a uma ação popular protocolada pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede/AP). O afastamento dos diretores busca garantir ao Tribunal de Contas da União (TCU) e à Polícia Federal (PF) uma maior isenção e eficácia na apuração dos fatos que ocasionaram o apagão no dia 3 de novembro.

Leia mais: O que o apagão do Amapá diz sobre a privatização do setor elétrico no Brasil

De acordo com relatórios do governo federal, os órgãos que fiscalizam o setor elétrico sabiam da condição dos equipamentos e dos riscos de um apagão no estado do Amapá.

A informação dá conta de que documentos do Ministério de Minas e Energia, do ONS e da Aneel constatam que a subestação Macapá operava no limite da capacidade há cerca de dois anos. 

Leia também: Apagão no Amapá: transformador chega, mas população segue em rodízio de energia

Em seu Twitter, o senador Randolfe Rodrigues disse "essa medida é mais do que necessária para que seja feito justiça com todo o sofrimento que os amapaenses estão tendo". 

Linha do tempo do apagão do Amapá

– No dia 3 de novembro, um incêndio no transformador 1 da Subestação de Macapá causou um apagão em 13 dos 16 municípios do estado. 

– O transformador era operado pela empresa Linhas de Macapá Transmissora de Energia (LMTE), concessionária da Eletronorte pertencente à holding Gemini Energy, responsável pelo fornecimento de energia no estado.

– Com a queima no transformados, o abastecimento de água também foi interrompido, assim como diversos serviços que dependiam de energia. Como não era possível usar cartão houve aglomeração para sacar dinheiro em caixas eletrônicos e em supermercados para comprar velas

– O caos completo durou quatro dias seguidos, até que medidas paliativas começaram a promover um retorno parcial e gradual da energia.

– Como a LMTE operava no limite da capacidade – segundo documentos do governo federal –  e não havia outro transformador de reserva, a solução emergencial foi levar um transformador de Laranjal do Jari para a capital. O equipamento está em fase de montagem no município.

– A substituição do transformador foi dificultada por limitações de transporte na região amazônica. O tempo de viagem para levar o equipamento de Laranjal do Jari para Macapá foi de 30 horas.

– Desde o dia 7, a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) opera em sistema de rodízio na capital, Macapá, e em mais 12 cidades afetadas pelo apagão.

– Na última segunda-feira (16), chegaram a Macapá 37 geradores termelétricos de Manaus para garantir o abastecimento provisório.

– A situação voltou a se complicar na noite da terça-feira (17), quando o Amapá sofreu um novo apagão total com um desligamento da Usina Hidrelétrica Coaracy Nunes, que está fornecendo parte do abastecimento ao estado.

Edição: Leandro Melito