Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 29 de novembro de 2020

Mês da Consciência Negra. Fórum Comunitário e de Entidades do Gama (FComGama) homenageia personagem negra da cidade: Juan Ricthelly

 Domingo, 29 de novembro de 2020

🌐FÓRUM COMUNITÁRIO E DE ENTIDADES DO GAMA🌐

✊🏿Mês da Consciência Negra✊🏿

JUAN RICTHELLY

Advogado, servidor público da CAESB, músico, poeta e ambientalista.

Nascido no Hospital Regional do Gama (HRG) em 1991, filho de uma família nordestina de origem humilde, estudou no CAIC Carlos Castello Branco, também foi aluno da Escola Classe 28, CEF 10 e CEM 02.

Ao concluir o Ensino Médio, conseguiu uma bolsa integral por meio do Programa Universidade para Todos (PROUNI) para estudar Direito na Universidade Paulista (UNIP), onde teve contato com ideias que o levariam a se apaixonar pelos Direitos Humanos e a sua defesa.

Em 2014 junto com outros jovens criaram o coletivo Gama em Movimento, com o propósito de construir canais de diálogo entre a comunidade e o governo, para discutir soluções e melhorias relativas ao início problemático da implantação do BRT no Gama.

No ano seguinte, se envolveu na luta pelo então Parque Urbano do Setor Norte, onde conheceu outras lideranças comunitárias históricas.

Pouco depois, fundou a ONG Gama Verde, com o propósito de debater as questões ambientais do Gama, por meio de ações diretas de limpeza de córregos, riachos e cachoeiras, passeios eco turísticos, palestras sobre educação ambiental em escolas, ações judicias em defesa do meio ambiente e plantio de mudas, se convertendo numa referência da pauta ambiental na cidade.

Logo em seguida, foi convidado para compor a Mesa Mediadora do Fórum Comunitário e de Entidades do Gama (FComGama), pelo então Presidente do PT Gama, Márcio Carneiro.

Desde então, tem participado ativamente do FComGama, um espaço plural de política comunitária, onde pautas como saúde, educação, meio ambiente, cultura e mobilidade são debatidas junto da comunidade e lideranças.

Atualmente segue membro da Mesa Mediadora do FComGama, sendo ainda Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB Gama/Santa Maria, doutorando em Direito pela Universidade Nacional de Mar del Plata (Argentina) e filiado ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), onde atua principalmente no Setorial Ecossocialista, tendo organizado e trazido o IV Encontro Nacional Ecossocialista do PSOL para o Gama, com representantes de 21 estados da federação, no ano de 2019.

Já viajou por Cuba, Argentina, Uruguai e Chile, pretende conhecer o mundo, mas tem o Gama como lar e alma mater.

"Já estive em cidades maiores e menores,

Mais ricas, mais pobres e mais conhecidas

Até mesmo em cidades mais belas já estive,

Mas nenhuma delas era o meu lar,

Nenhuma delas era a minha casa

Nenhuma delas tinha o mesmo ar

Nenhuma delas era o Gama,

A cidade de quem ama.

A cidade que eu amo.

A cidade que me ama."