Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 12 de novembro de 2020

“Não falar é esquecer, e esquecer é repetir”. “Fico te devendo uma carta sobre o Brasil”. Live hoje, quinta (12/11), às 19 horas

 Quinta, 12 de novembro de 2020



Olá,

“Não falar é esquecer, e esquecer é repetir”, você concorda? Quem desabafou isso foi Carol Benjamin, diretora do filme “Fico te devendo uma carta sobre o Brasil”. O longa-metragem estreou semana passada nos cinemas e revela a história das três gerações da família da diretora, atravessadas regime militar que se instalou no Brasil entre 1964 e 1985. 

Mas queremos te contar um pouco melhor essa história... O avô de Carol era coronel do Exército e o pai, César Benjamin, foi preso ilegalmente aos 17 anos, em 1971, e permaneceu por três anos e meio em uma cela solitária, e mais dois anos em prisão comum. Porém, a prisão e tortura do filho mais novo transformou a dona de casa Iramaya Benjamin, avó da diretora, em uma militante incansável pela anistia. 

Dona Iramaya, assim como você, foi uma dessas pessoas que não se calava diante das injustiças. Foi graças à pressão de Iramaya que o caso de César foi logo adotado pela Seção Sueca da Anistia Internacional. Em 1976, quatro anos depois, ele foi considerado “Prisioneiro da Consciência”, o principal caso do ano para todas as sessões da Anistia Internacional global. A pressão que fizemos em todo o mundo levou o governo brasileiro a exilar César para a Suécia nesse mesmo ano. Podemos dizer que esse foi a primeira atuação da Anistia Internacional no Brasil e que deixou profundas marcas na maneira de lutar por justiça até hoje.  

Sim, nós e você, juntos, somos imparáveis. Jurema Werneck, nossa diretora executiva, lembrou muito bem uma parte essencial de nossas campanhas: estar junto de quem sofre e tem seus direitos violados, até que a justiça seja feita!  

Se você quer saber mais sobre essa história, acompanhe a live marcada para HOJE, às 19h, no Instagram do Canal Brasil (@canalbrasil). Jurema será uma das entrevistadas e vai contar um pouco mais sobre o papel da Anistia Internacional neste caso de injustiça tão emblemático. “Fico te devendo uma carta sobre o Brasil” será disponibilizado pelo Canal Brasil a assinantes e não assinantes por uma semana nas plataformas de streaming Globoplay + Canais ao Vivo e de Video on Demand das operadoras Vivo, Claro e Oi, entre os dias 12 e 19 de novembro. Se eu fosse você eu não perderia por nada essa oportunidade! 

Aproveite e nos siga no Instagram para receber a notificação da live!


Prepara a pipoca, e nos vemos!  

Grégor Daflon

Assessor de Campanhas da Anistia Internacional Brasil