Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Nesta sexta (20/11) em Brasília, ATO POLÍTICO CULTURAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA — CONTRA O RACISMO E EM DEFESA DAS NOSSAS VIDAS, DA NOSSA HISTÓRIA

Quinta, 19 de novembro de 2020


ATO POLÍTICO CULTURAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA - CONTRA O RACISMO E EM DEFESA DAS NOSSAS VIDAS, DA NOSSA HISTÓRIA

No dia 20 de novembro, sexta-feira, Dia Nacional da Consciência Negra, data histórica em que o líder Zumbi do Quilombo dos Palmares - um dos principais símbolos da resistência negra à escravidão - foi assassinado em 1695, estaremos em marcha para celebrar a vida de negras e negros, e ao mesmo tempo fazer a defesa da nossa história, esta que não se apaga e que não se deixa apagar.

Vamos todas e todos marcar presença em frente à Fundação Palmares, instituição pública que foi criada especialmente para a promoção e preservação dos valores culturais, históricos, sociais e econômicos decorrentes da influência negra na formação da sociedade brasileira, e que hoje, lamentavelmente, foi usurpada pelo atual governo na figura do racista Sergio Camargo Nascimento que, embora seja negro, ofendeu reiteradas vezes representantes do movimento, atacou a memória de Zumbi, insultou o povo de terreiro, questionou o Dia da Consciência Negra.

Em sequência a essas arbitrariedades, de forma autoritária, está retirando da galeria de personalidades negras que marcaram a história do Brasil e do mundo nomes como Zumbi dos Palmares, Nelson Mandela, Luiz Gama, Milton Nascimento, Marina Silva, Benedita da Silva, Carolina Maria de Jesus. 

A presidência do órgão anunciou recentemente que a partir de 1º de dezembro de 2020 entra em vigor a Portaria Nº 189. O documento trará a lista de todas as exclusões de nomes, bem como “as novas personalidades negras” a serem incluídas na galeria. Ele pretende retirar também do rol de personalidades negras os nomes de Elza Soares, Gilberto Gil, Martinho da Vila e Zezé Motta .

Querem apagar a nossa história! Querem nos calar! Querem silenciar os nossos heróis e heroínas! Querem os nossos tambores calados e as contas escondidas. Não conseguirão! Somos milhões que construíram e moldaram este país.

Vamos fazer ecoar o nosso canto de liberdade, homenagear as pessoas, as lideranças, as heroínas e os heróis que construíram e sustentaram esta nação que hoje chamamos de Brasil.

Serviço:

Ato Político Cultural Da Consciência Negra - Contra o Racismo e em Defesa das nossas Vidas, da nossa história.

Quando: 20/11/2020

🏤 Local: Em frente à Fundação Cultural Palmares, SCS Qd. 02, Ed. Toufic 

⏰ Horário: 10h

Obs.: o ato será transmitido ao vivo pelas redes sociais dos mandatos parlamentares, Sindicato dos Bancários, entidades e demais parceir@s envolvidos na organização.

😷 O uso de máscara de proteção é obrigatório 

Se possível, venha com roupa branca.

👩🏽‍🏫👩🏽‍🌾👊🏾👵🏾👨🏿‍🍳👩🏿‍🎓👨🏽‍🚀👩🏾‍🎤👨🏿‍🔧💪🏾💪🏿🙏🏾