Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Mês da Consciência Negra. Fórum Comunitário e de Entidades do Gama (FComGama) homenageia mais uma personagem negra da cidade: Nízia Cecília

Segunda, 16 de novembro 

Nízia Cecília




NIZIA MARIA   

Nascida em 15 de janeiro de 1969, na cidade do Gama-DF, família humilde de origem mineira, inicia os estudos na Escola Classe 23 no Setor Oeste, vindo a completar o ensino médio em 86 no CEM 02, nesse ano decide prestar concurso público para a Polícia Militar do Distrito Federal, sendo aprovada em todas as fases, exceto na avaliação psicotécnica, onde foi reprovada em função de sua cor de pele, não obstante, 4 anos mais tarde, agora mãe e esposa, decide novamente pleitear uma vaga na polícia militar, sendo aprovada em todas as etapas e ingressando na instituição.

Em 1990 passa a integrar a corporação, como soldado, vindo a se tornar cabo em 92, posteriormente assumindo a posição de sargento em 96, em 2011 se torna subtenente, ápice da carreira de praças, e em 2013 passa a integrar quadro de oficiais na patente de tenente que ocupa até a atual data.

Como policial sempre deu preferência a atividade fim da polícia militar, pois sempre teve o desejo de atuar próximo e em prol da comunidade, teve passagem pelo CPFEM, BPTRAM, Corregedoria, 9º batalhão do Gama, 26° batalhão de Santa Maria, ROTAM e 6º CPR, por anos integrou o grupo tático operacional no Gama e Santa maria, em 2012 decorrente de uma ocorrência de tentativa de sequestro, fora de horário de serviço, onde a mesma e familiares foram vítimas, foi condecorada com ato de bravura.

Como parte integrante da comunidade periférica, sempre buscou estar envolvida nas questões sociais e de segurança pública de seu meio, em busca de promover o estreitamento de relações entre polícia e comunidade e efetiva resolução de problemas, esse envolvimento com a comunidade e a vontade de transformar seu meio profissional e social a conduziu a presidência do Conselho de Segurança do Gama.

Mulher, negra, mãe solo, 3 filhos e 30 anos de serviços prestados a comunidade.

============
Veja quais outras lideranças negras também o Fórum Comunitário e de Entidades do Gama (FComGama) já homenageou neste Mês da Consciência Negra de 2020. Clique nos links abaixo.