Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 11 de setembro de 2021

MAGELA PODE SER O CANDIDATO A GOVERNADOR PELO PT

Sábado, 11 de setembro de 2021

Geraldo Magela —Foto Divulgação (Fotógrafo/Valci Araújo)

O Blog Gama Livre falou com o ex-deputado federal Geraldo Magela sobre as eleições de 2022 e as possibilidades dele ser o candidato a governador pelo PT.

Magela fala sobre a sua avaliação do governo Ibaneis e os desafios que o PT enfrentará para voltar a governar o Distrito Federal.

Magela também assume que pode ser o candidato do PT e diz “Eu vou disputar para ganhar e governar o DF.”

Leia a entrevista:

Gama Livre — O PT terá candidatura para governador no próximo ano ou vai apoiar candidato de outro partido?

Geraldo Magela — Nós só vamos decidir isso no final do mês de outubro. Estamos aguardando a conclusão das votações sobre a reforma política, que estão sendo debatidas no Congresso Nacional. Além disso, nós também estamos esperando as conversas que o Lula e a direção nacional do PT estão fazendo com outros partidos. Somente depois disso, é que o PT local vai decidir. Mas, eu posso afirmar com segurança absoluta que a maioria da militância petista quer ter candidatura para o GDF. 

Gama Livre — O PT sofreu duas derrotas nas últimas eleições para governador. Em 2018, o PT ficou em quinto lugar. O que mudou para o PT querer disputar novamente o governo, agora em 2022.

Geraldo Magela — Mudou tudo! As mentiras que eram ditas contra Lula e o PT foram desmascaradas. A farsa de Curitiba foi desmontada. A grande mídia que ajudou a enganar a população e a eleger Bolsonaro, hoje não tem mais argumentos para atacar o PT. E o povo experimentou o outro lado da história. A carestia é uma das altas da história do país, o desemprego leva as pessoas ao desalento, o Presidente parece um péssimo agitador de torcida organizada e não governa... O que mais ouvimos são pessoas dizendo que na época do PT eram felizes. E que querem voltar a ter paz e prosperidade para o Brasil.

Gama Livre — Aqui no DF o PT ainda enfrenta uma grande rejeição. Como superar isso e levar o Partido a ser competitivo para governador?

Geraldo Magela — O PT é um partido muito bem organizado. Tem uma militância aguerrida, consciente e apaixonada. Nós sabemos que grande parte desta rejeição foi fabricada e nós vamos para as ruas e para as redes para mostrar a verdade para as pessoas. Basta mostrar o que nós fizemos quando governamos e comparar com os governos que vieram depois do PT e perguntar: quem fez mais e melhor? Eu tenho convicção que a resposta será que foi o PT....

Gama Livre — Como o PT avalia o governo Ibaneis?

Geraldo Magela — Ibaneis está aplicando aqui a mesma receita que Bolsonaro está fazendo no governo federal. O trato de Ibaneis para a crise da covid foi a pior possível. Demonstrou incompetência e irresponsabilidade. Além das denúncias de corrupção que estão sendo apuradas. Piorou tudo. Se você perguntar para as pessoas, as respostas serão muito parecidas: não melhorou nada! Praticamente todas as promessas que foram feitas na campanha não foram cumpridas. Ibaneis está ficando conhecido como quem fala muito e cumpre pouco.... A palavra dele vale o mesmo que um risco n’água..... 

Gama Livre — Você confia que Lula pode ganhar a eleição para Presidente? Isso ajudará o PT no Distrito Federal?

Geraldo Magela — Eu confio que Lula será o próximo Presidente da República. O povo brasileiro quer voltar a ter paz e ter empregos, comida na panela e voltar a sonhar com um país melhor. Isso só será possível com a volta de Lula, que já fez muito pelo Brasil e fará mais ainda... Com Lula na Presidência e um governador do PT no Distrito Federal, certamente nós teremos aqui os melhores tempos de toda a nossa história. Quando o PT tiver um nome para apresentar para a população como candidato ao governo, ficará mais clara a importância de votar em Lula e no candidato do PT para governador.

Gama Livre — E o nome do PT para governador será Geraldo  Magela?

Geraldo Magela — Eu coloquei o meu nome à disposição do Partido. Tenho recebido declarações entusiasmadas de muitos militantes.Tenho disposição de disputar. E deixo claro, se o PT escolher o meu nome, eu não serei candidato apenas para marcar posição. Eu vou disputar para ganhar e governar o DF. Vamos dialogar com a população das cidades o nosso programa de governo e vamos mostrar que o PT pode fazer mais e fazer melhor. E vamos buscar alianças com partidos democráticos, mas também com os movimentos sociais. Estas alianças podem acontecer no primeiro turno ou no segundo. Mas, é importante ficar claro: a militância do PT quer um candidato para vencer e voltar a governar o DF.