Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Brasil: chega de tanta barbárie!

 Quarta, 2 de fevereiro de 2022

Professora Fátima Sousa

O cruel assassinato do jovem Moïse Mugenyi Kabagambe exige uma ação rápida e severa do poder público do Rio de Janeiro. É preciso não apenas identificar, mas punir com rigor o ato doloso e sem espaço para defesa praticado contra um jovem de 24 anos, por motivos fúteis. Nada justifica o espancamento que ele sofreu. E palavras de indignação já não bastam para responder à violência que assola o país e abate, especialmente, brasileiros imersos nas minorias: pobres, pretos, subempregados, LGBTQIA+ e outros.

Presos os suspeitos, é preciso agilizar a investigação e garantir punição exemplar e sem brecha para liberdade. É momento de decisões pedagógicas, para frear a violência e reeducar segmentos que, na expectativa da impunidade de sempre, praticam atos como este. A dor da família do Moïse não pode ser menosprezada. Que seja feita justiça e que cada um de nós possamos agir por um Brasil melhor para todas, todos e todes. Por ele e por todos os que foram vítimas antes, tantos e tantas, de crimes sem solução.

Como brasileira e defensora dos direitos humanos, eu me recuso a aceitar que esse seja o Brasil possível para nossos irmãos refugiados. Não aceito este país sequer para o cidadão que nasceu aqui e ajudou a construir a sua história. Venho somar forças, e oferecer minha voz, aos movimentos que tenham esperança de forçar as mudanças necessárias para fazer do Brasil, de fato, um lugar acolhedor, com políticas públicas inclusivas e uma sociedade focada no bem-viver de todos.

A barbárie noticiada em toda mídia expõe questões que para muitos sequer são problemas. Nossa sociedade vive anestesiada, absorvida pela falta de perspectivas e empatia. Racismo, xenofobia e precarização das relações de trabalho são as mais evidentes questões escancaradas pela tragédia do congolês. É mais um caso gerado pelo histórico do Brasil, mas também dos estímulos à violência por parte do desgoverno e dos tempos sombrios que vivemos, em que faltam políticas para o bem-viver, e se espalham movimentos para a instauração da sociedade do medo.

===========
*Fátima Sousa
Paraibana, quatro décadas da sua vida dedicadas a saúde e a gestão pública;
Professora e pesquisadora da Universidade de Brasília;
Enfermeira Sanitarista, Doutora em Ciências da Saúde, Mestre em Ciências Sociais;
Doutora Honoris Causa;
Implantou o ‘Saúde da Família’ no Brasil, depois do sucesso na Paraíba e em São Paulo capital;
Implantou os Agentes Comunitários de Saúde;
Dirigiu a Faculdade de Saúde da UnB: 5 cursos avaliados com nota máxima;
Lutou pela criação do SUS na constituinte de 1988;
Premiada pela Organização Panamericana de Saúde, pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.