Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 4 de maio de 2022

Contra o caos no HRG e risco de fechamento, população dará um abraço de solidariedade no Hospital Regional do Gama. Será SEXTA (6/5). Você é convidado para o ato.

Quinta, 4 de maio de 2022
Foto: arquivo Blog Gama Livre

“A crise do HRG não é uma crise; é um projeto” (Parafraseando o grande Darcy Ribeiro) 


O nosso querido HRG vive hoje uma fase pior do que as muitas que já viveu nos seus 55 anos de existência. Falta de quase tudo. Falta médico, falta enfermeiro, falta técnico de enfermagem, falta auxiliar de enfermagem, falta equipamentos, falta medicamentos, ‘falta', até, Administração.


Atentem para o fato de que um dos setores que corre um risco grande e imediato de ser fechado, interditado, é o Pronto-Socorro. Imaginem por quanto será multiplicado o desastre, o caos, se houver o fechamento do Pronto-Socorro? No ano passado, 2021, foram mais de 116 mil atendimentos neste setor. E olha que ali o atendimento, pelo caos que impera na saúde pública do DF, foi deficiente, apesar dos esforços do pessoal da saúde que trabalha no local.


Imaginou a sobrecarga que outros hospitais do DF receberão se o fechamento, ocorrer no Pronto-Socorro do HRG? O aumento do caos, uma verdadeira tragédia, nos prontos-socorros dos nosso outros hospitais do DF? E a tragédia que já vivem os pacientes é que será multiplicada. 


O sistema de saúde pública, como o nome já diz, é também um sistema. E como sistema, quando um subsistema, seja um hospital regional, uma UPA, uma UBS (unidade básica de saúde), a Superintendência de uma Regional de Saúde, a Direção da Secretaria da Saúde etc. funciona mal, isso influencia o sistema como um todo.

Então, estejamos todos na sexta-feira (6/5) na frente do Hospital Regional do Gama, o querido HRG. Vamos salvá-lo do caos, impedir fechamento, e garantir dignidade aos pacientes que recorrem ao HRG.


Abraço Solidário no HRG contra o caos e fechamento.

Data: Sexta-feira (6/5) 

Hora: 9 horas

Local: Frente do HRG