Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Eleições DF: quando o erotismo entra na campanha

Segunda, 29 de agosto de 2022

Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna

A recente peça publicitária da distrital, Julia Lucy (UB), que tenta uma vaga a federal. foca o eleitorado masculino. A candidata posa com um maiô decotado, expondo seus dotes anatômicos. Não bastasse a imagem, o texto da campanha reafirma a sexualização da estratégia de marketing: “Seu amigo já tem federal? Agora tem: Júlia Lucy”

Por Chico Sant’Anna
Em 24 de fevereiro desse ano, o direito de voto das mulheres completou 90 anos. A conquista foi consagrada por meio do decreto 21.076/32, do então presidente Getúlio Vargas. Desde então, aos poucos as mulheres vem conquistando seu espaço de direito no mundo da política, votando e sendo votadas. Não tem sido uma caminhada fácil, mas historicamente, importantes quadros foram revelados, trazendo fortes contribuições para o Brasil.

Se de um lado, há mulheres que buscam demonstrar que no mundo da política são iguais ou mesmo melhores do que os homens, elaborando importantes leis, fiscalizando a ação governamental; de outro, há mulheres que reafirmam valores extremamente machistas para conquistar apoio. Demonstração desse erro de percurso é a recente peça publicitária da distrital, Julia Lucy (UB), que tenta uma vaga a federal. Focada no eleitorado masculino, a candidata posa com maiô decotado, expondo seus dotes anatômicos. Não bastasse a imagem, o texto da campanha reafirma a sexualização da estratégia de marketing: “Seu amigo já tem federal? Agora tem: Júlia Lucy”.

A candidata é exibida da forma que os movimentos da emancipação feminina condenam, qual seja, a transformação da mulher em um mero objeto sexual. O curioso é que, em abril, quando a cantora Anita estourou nas paradas internacionais de sucesso, Julia Lucy metralhou a artista: “Ela, como brasileira, somente está reforçando o velho papel que a mulher brasileira sempre ocupou: papel de mulher gostosa, papel de objeto a ser consumido”, disse a parlamentar em um vídeo.