Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Farlley Derze lança o álbum Music and Emotion nesta sexta-feira (19/8) em Brasília

Quarta, 17 de agosto de 2022

O pianista, compositor e arranjador será acompanhado da Orquestra de Câmara no espetáculo, que tem entrada gratuita na Casa Thomas Jefferson da SEP-Sul 706/906

A versatilidade e a sensibilidade musical do pianista, compositor e arranjador Farlley Derze ressoam em companhia da Orquestra de Câmara, nesta sexta-feira (19), às 20h, no palco do CTJ Hall, na Casa Thomas Jefferson da SEP-Sul 706/906, para o concerto de lançamento do álbum Music and Emotion. O espetáculo, que faz parte do projeto Sextas Musicais, tem entrada gratuita.

O show também terá transmissão ao vivo pelo YouTube do centro binacional, que conta com o apoio da Embaixada dos EUA na realização de seus eventos culturais. Dessa forma, esse patrimônio de belas apresentações musicais permanecerá disponível online.

Farlley Derze será acompanhado de Káthia Pinheiro e Tatyana Kowalczuk, violinos; Wallace Cristóvão, viola; Guilherme Ficarelli, violoncelo; Leonardo Duarte, contrabaixo, Ilka Jussara, clarinete, Ariadne Paixão, flauta e Ellyas Veiga.

No repertório, Farlley apresenta suas obras autorais — uma antologia de prelúdios compostos nos Estados Unidos, na Grécia e em Brasília, cujos títulos representam emoções e sentimentos, como Tristeza, Fé, Saudade e “Esperança”. “É um trabalho que nutre a relação entre a música e a emoção que habita no imaginário de cada um”, reflete Farlley Derze.

O songbook foi editado em Brasília pela Microeditora Press e contou com a curadoria do pianista e musicólogo Dib Franciss. “Eu adoro esses prelúdios; o Farlley teve uma inspiração abençoada, foi uma honra fazer a curadoria deste trabalho”, afirma Franciss.

O contrabaixista Oswaldo Amorim observa: “Farlley é detalhista e está sempre atento às contribuições de cada músico em sua obra. Ele não pensa apenas no instrumento, mas na pessoa que vai tocar cada obra, encaixando o estilo do instrumentista em suas composições”.

Músicos e produtores são unânimes em dizer que o trabalho do compositor e pianista lembra um álbum de memórias afetivas. “Nada está ali por acaso e tudo se encaixa com maestria”, aponta o produtor cultural Jorge Alves. A capa do songbook foi elaborada pelo artista plástico João Drummond.

Farlley Derze foi pianista titular da Rio Jazz Orchestra, no Rio de Janeiro, e pianista da Brasília Popular Orquestra, na capital federal. Dividiu o palco com artistas nacionais, como Claudinha Telles, Jorge Benjor, Lucinha Lins, Elza Soares, Jorge Aragão, Joana, Sandra Duailibe, Danilo Caymmi, Maria Rita Stumpf, Antenor Bogéa, Eduardo Dusek, Janette Dornellas, Mièle, Vanessa Barum, Jards Macalé, Káthia Pinheiro. Tocou no Bluenote de Paris e fez turnês nos EUA, Espanha, França, Grécia, Japão, Chipre e Cabo Verde. Em 2015, apresentou seu trabalho Paisagens da Estética Musical Brasileira em Munique, Alemanha.

É autor do método de rearmonização com acordes menores. Em 2020, lançou Metamorphoses, que celebra composições dos anos 70, 80, 90 e 2000, em que apresenta as transformações estéticas que se expandiram pelas raízes do baião, do choro, do fusion e das matrizes do piano erudito.

A Casa Thomas Jefferson e Brasília

A história da Casa Thomas Jefferson se mistura com a de Brasília. O centro binacional, entidade sem fins lucrativos, foi criado na capital federal para contribuir para o desenvolvimento dos habitantes por meio de experiências singulares em cultura e educação. Idealizada desde a inauguração da cidade por um grupo formado por brasileiros e norte-americanos, iniciou as suas atividades em 1963, modestamente, em salas comerciais na Quadra 510 da W3 Sul e segue fiel ao seu estatuto e compromisso com a sociedade.

A série Sextas Musicais destaca-se no cenário de Brasília e do Brasil e pode ser considerada um patrimônio imaterial da capital por sua contribuição à sociedade, às instituições e à comunidade artística. A excelência em todas as áreas em que a Casa Thomas Jefferson adquiriu ao longo de seis décadas e que agora é expandida para outras cidades no Brasil deve ser considerada, com legitimidade, típica e oriunda de Brasília para o Brasil.

Sobre as Sextas Musicais

As Sextas Musicais são um tradicional evento de Brasília. Desde 1987, a Casa Thomas Jefferson realiza esses concertos gratuitos e com classificação indicativa livre, mantendo-se fiel à missão de conectar e transformar vidas através de gerações por meio de experiências singulares.

Desde 2020, com a pandemia do novo coronavírus, a Casa Thomas Jefferson adaptou as apresentações para o formato on live streaming. Com produção requintada, qualidade de captação e transmissão de som e imagem, as Sextas Musicais demonstram o compromisso e o respeito do centro binacional com os artistas profissionais da música que dedicam suas vidas ao estudo e à performance musical e ao público.

Serviço

Evento: Sextas Musicais público presencial e transmissão ao vivo

Lançamento do álbum Music and Emotion

Elenco: Farlley Derze e Orquestra de Câmara

Farlley Derze, piano, composições e arranjos

Káthia Pinheiro e Tatyana Kowalczuk, violinos; Wallace Cristóvão, viola;

Guilherme Ficarelli, violoncelo; Leonardo Duarte, contrabaixo; Ilka Jussara, clarinete;

Ariadne Paixão, flauta; Ellyas Veiga, trompa.

Data: 19 de agosto de 2022

Horário: 20 horas

Local: CTJ HALL—Casa Thomas Jefferson

Entrada gratuita

============
Fonte: EIXOS COMUNICAÇÃO INTEGRADA