Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Bolsonaro chora sobre o leite aumentado

Quarta, 24 de agosto de 2022


Bolsonaro chora sobre o leite aumentado

Queda dos preços continua concentrada em energia e combustíveis.
24 De Agosto De 2022

A deflação (-0,73%) registrada pelo IPCA-15, espécie de prévia da inflação oficial, em agosto conseguiu levar o índice acumulado em 12 meses para abaixo de 2 dígitos (9,60%). Mas a queda de preços, assim como em julho, se concentrou em Habitação (-0,37%) e especialmente em Transportes (-5,24%); o grupo Comunicação também caiu (0,3%), mas tem pouco impacto no índice geral.

As retrações em Habitação e Transportes são resultado da jogada eleitoral de limitar a cobrança de ICMS sobre energia elétrica e sobre combustíveis. Porém as quedas não se refletem nos demais preços, o que, além de impactar os brasileiros mais pobres, indica que a inflação retornará em setembro e outubro, ou seja, durante as eleições.

No grupo Alimentação e Bebidas, a alta de preços foi de 1,12%, praticamente igual ao 1,16% de junho. Vestuário teve uma queda boa (de 1,39% para 0,76%), mas Saúde e Cuidados Pessoais (de 0,71% para 0,81%), Despesas Pessoais (de 0,79% para 0,81%) e Educação (de 0,07% para 0,61%) mostraram variações maiores.

Em Alimentação, pesou o aumento nos preços do leite longa vida (14,21%), com variação acumulada no ano de 79,79%. Frutas, queijo e frango também tiveram altas expressivas.

Má notícia para a campanha de Bolsonaro.


Bomba relógio

Na entrevista ao Jornal Nacional nesta terça-feira, Ciro Gomes alertou que, dentro de 15 anos, cerca de 50 milhões de brasileiros que hoje vivem de bicos (os “autônomos”, ou “empreendedores”) estarão com idade de parar de trabalhar, porém sem qualquer tipo de previdência.

Ainda que o número não seja exatamente esse, ou que ocorra um par de anos adiante, é um tema que deveria preocupar a todos, especialmente aqueles tão zelosos pelas contas públicas.


Gritante

A diferença de postura de Ciro e Bolsonaro, ambos no JN, só salienta a fraqueza do atual presidente.


Rápidas

A sustentabilidade do Fundo de Garantia será tema de Audiência Pública na Comissão de Trabalho e Serviços Públicos da Câmara dos Deputados Federais nesta sexta-feira, às 9h. A reunião foi fruto de solicitação do Instituto Fundo de Garantia do Trabalhador ao deputado federal Paulo Ramos. A videoconferência pode ser acessada aqui *** Neste domingo e em 11 de setembro, organizadores do projeto Urbegrafia promovem instameets pelo Centro do Rio *** A arquiteta Erica Abinader (@projetararqdecor) participará do Morar Mais por Menos Rio, com o projeto Espaço Decanto. A mostra ocorrerá de 26 de agosto a 9 de outubro, na Av. Niemeyer 550, casa 10. A dupla de artistas Alma Salgada (Camila Geoffroy e Japia) também participará, no espaço da arquiteta Ana Paula Coutinho – Apro Arquitetura, com grafismo e bordados, tendo como cenário imagens do Cristo Redentor e Pão de Açúcar *** De 26 agosto a 4 de setembro, o Cadeg, tradicional polo de bebidas do Rio de Janeiro, participará da 9ª edição do Rio Wine and Food Festival, com opções em mais de 20 estabelecimentos *** Neste sábado, o Crab recebe as “Oficinas Sabores do Centro-Oeste”. Inscrição aqui *** De olho no B2B, o Grupo Epicus lançou a Outlier Advisory, voltada à solução de serviços LGPD, BPO Financeiro, compliance e controladoria, principalmente para médias empresas.

Diretor de Redação do Monitor Mercantil

-------------------