Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Petróleo sob disfarce de direitos humanos

Sexta, 19 de agosto de 2022
Petróleo sob disfarce de direitos humanos

China descobre grande reserva na Região de Uigur, alvo das ‘preocupações’ dos EUA.

A petroleira chinesa Sinopec adquiriu petróleo bruto e gás natural de uma reserva de petróleo recém-perfurada a cerca de 8 mil metros de profundidade na Bacia de Tarim, na Região Autônoma Uigur de Xinjiang. Estima-se que a reserva de alto rendimento no campo de petróleo e gás Shunbei seja capaz de produzir 244 toneladas de petróleo bruto e 970 mil m³ de gás natural por dia.

As reservas de petróleo e gás profundas e ultraprofundas respondem por cerca de 34% dos recursos totais de petróleo e gás da China, tornando-as o principal campo de descobertas de petróleo e gás, de acordo com Ma Yongsheng, presidente da Sinopec.

Mera coincidência, claro, que a “questão uigur” tenha ganhado tanto destaque na (sempre atenta aos direitos humanos) mídia ocidental na última década.

ShareAmerica, plataforma do Departamento de Estado dos EUA “cujo intuito é comunicar a política externa americana para todo o mundo”, reproduz entrevista de 2019 do então secretário de Estado, Michael Pompeo, que acusa a China de instituir “campos de internamento” e promete que os Estados Unidos vão “agir contra essas privações dos direitos humanos mais básicos”.

Idade no RH

Segundo o IBGE, 13% da população tem mais de 60 anos e a partir de 2031 haverá “mais idosos do que crianças e adolescentes, e em 2042 essa população alcançará o número de 57 milhões de brasileiros”. Mauro Wainstock falará sobre “Diversidade Etária”, nesta quarta-feira, às 18h. O especialista apresentará tendências e desafios e dará dicas para o combate ao preconceito de idade. “A expectativa de vida do brasileiro em 1940 era de 45 anos. Em 2020, quando o IBGE divulgou o último levantamento, este número pulou para 76,8 anos”, declara Mauro sobre a importância deste assunto fazer parte do cronograma do RH das empresas.


Não são os russos

De janeiro de 2019, quando Bolsonaro tomou posse, até a semana passada, o preço do barril de petróleo no mercado internacional subiu 60%. Nos postos brasileiros, o preço do diesel aumentou 193,1%.


Rápidas

Nos dias 20 e 21, a partir das 12h, o Parque Corte do Cantagalo, na Lagoa Rodrigo de Freitas, receberá o Lagoa Blues Festival. A organização pede a doação de 2 quilos de alimentos não perecíveis, que serão destinados ao Mesa Brasil Sesc RJ *** Nesta quarta-feira, às 17h, o editor José Luiz Alquéres conversa com Iza Salles sobre o livro dela O Coração do Rei: A Vida de Pedro I, com mediação de Vera Tostes, no shopping Cassino Atlântico, em Copacabana *** A dupla de artistas Alma Salgada, formada pelo casal Camila Geoffroy e Japia, foi convidada para expor suas telas no JW Marriot em Miami, por 6 meses *** A empreendedora Renatta Alarcon realizará o SOS Empreendedora, evento com palestras, mentorias e networking voltado às mulheres. Detalhes em amigareaw.com.br *** O XIX Seminário Internacional do CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis) está com as inscrições abertas. O evento será realizado online, em 14 e 15 de setembro. Inscrições aqui.



Marcos De Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil