
Setenta líderes evangélicos declaram apoio a Lula: "Bolsonaro é um anti-Cristo"
Representantes de diferentes igrejas publicam documento com fortes críticas ao bolsonarismo
Um grupo de setenta líderes religiosos de diferentes igrejas evangélicas publicou uma declaração de apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições presidenciais contra Jair Bolsonaro (PL). O documento traz fortes críticas ao atual presidente, chamado de "anti-Cristo manifesto pelo seu ódio a tudo e todos a quem Jesus amou e pelos quais morreu e ressuscitou".
O texto foi assinado pelo coletivo Fraternidade do Evangelho, fundado em setembro de 2021, diante das ameaças golpistas de Bolsonaro. A convocação foi feita pelo reverendo Caio Fábio, fundador do movimento Caminho da Graça e uma das mais relevantes personalidades da história do movimento evangélico no país, tendo presidido a Associação Evangélica Brasileira (AEVB) por quase dez anos.
Em conversa com o Brasil de Fato, o reverendo disse que o grupo se reuniu em torno de um só objetivo: a oposição ao bolsonarismo. "Nosso axioma era um só: 'Bolsonaro jamais, jamais e jamais'", contou.
"Eu já tenho essa posição sobre o Bolsonaro desde a década de 1980, no Rio de Janeiro, quando ele começou com o discurso 'bandido bom é bandido morto', e me odiava por que eu fazia tudo que ele não fazia: trabalho social que atingia mais de 25 mil crianças e adolescentes por dia. Ele dizia que eu estava só 'alimentando a vagabundagem do Rio de Janeiro'. E ele é coerente consigo mesmo. É um diabo honesto com suas proposições", afirmou.
O texto da declaração dos líderes evangélicos destaca: "Sofremos angustiados ao vermos no que grande parte das denominações evangélicas e algumas protestantes se tornaram no atual momento da política brasileira", e pede voto em Lula na eleição do próximo domingo.
"O termo 'evangélico' significa 'aquilo ou aquele que carrega as qualidades do evangelho'. E essa igreja evangélica que está aí não tem nada a ver com Jesus, não parece com Jesus, é antagônica a Jesus. A prova disso é esse culto idolátrico a 'Deus-sonaro', a esse 'Jesus-sonaro', que é uma invenção demoníaca de pastores gulosos, ambiciosos e completamente incontroláveis na sua ânsia de poder", alerta Caio Fábio.
"Infelizmente a grande maioria [dos pastores] já vem corrompendo a igreja há décadas e fazendo as mesmas coisas que estão fazendo agora. Só que no Bolsonaro eles encontraram a cara-metade, a contrapartida ideal para todos os projetos deles, de modo que o Bolsonaro caiu como uma luva nessa atual geração de pastores que vem se manifestando de 2017 pra cá", complementa.
O reverendo afirma que recebe uma grande quantidade de mensagens de fiéis que se veem ameaçados e coagidos dentro de igrejas. O movimento, que se intensificou desde a chegada de Bolsonaro ao poder, piorou nos meses pré-eleitorais.
"Após Bolsonaro se transformou em algo calamitoso. E nesses últimos três meses tem sido algo de natureza apocalíptica. E o preço que se vai pagar já foi anunciado, por que no censo de 2010 já havia 14 milhões de ex-membros de igreja evangélica que se confessavam pessoas de fé evangélica, mas totalmente incapacitadas de frequentar igrejas pro resto da vida. É a mentira que eles usam. 'Conhecerei a mentira e a mentira os escravizará'. É a prática do que eles confessam no dia a dia com Bolsonaro", concluiu.
Confira o texto da declaração e a lista de signatários:
Nós da Fraternidade do Evangelho, grupo supra denominacional, comprometido com o Evangelho puro e simples de Jesus, nos reunimos em torno da Democracia Constitucional, e, assim, repudiamos a Bolsonaro e tudo o que ele representa.
Sofremos angustiados ao vermos no que grande parte das denominações evangélicas e algumas protestantes se tornaram no atual momento da política brasileira.
Somos Lula 13 no dia 30 de outubro!
Nosso Senhor é Jesus, o Cristo, e nossa expressão cidadã e laica volta-se em apoio a Lula, por crermos que ele carrega as competências necessárias para tirar o Brasil desse pantanal bolsonarista e antidemocrático.
Cremos em Cristo e no Evangelho; e cremos que Bolsonaro é um anti-Cristo manifesto pelo seu ódio a tudo e todos a quem Jesus amou e pelos quais morreu e ressuscitou.
Assim, conclamamos a toda a população que ama a paz e a justiça decorrentes do pleno exercício da Democracia, a que nos unamos para retirarmos com oração e com o voto essa malignidade do Pai da Mentira.
Edição: Rodrigo Durão Coelho