Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 14 de outubro de 2022

Já passou da hora do Brasil mudar sua política econômica!

Sexta, 14 de outubro de 2022
Da Auditoria Cidadã da Dívida

Quando encontramos essas manchetes em veículos de imprensa como o Valor Econômico, é sinal que já passou da hora de algo ser feito em nossa economia! Em 2022, o governo federal já gastou cerca de R$ 1,8 trilhão com juros e amortizações da dívida pública, recursos estes que poderiam estar sendo destinados para investimentos sociais – como aconteceu no Equador logo após a realização de sua auditoria. (veja mais em auditoriacidada.org.br/video/embaixador-do-equador-conta-o-que-mudou-no-pais-apos-realizacao-da-auditoria-da-divida)

No Brasil, as despesas com juros são infladas pela política monetária restritiva do Banco Central (BC), aplicada sob a falsa justificativa de combater inflação de preços administrados pelo próprio governo (como combustíveis, energia) e preços de alimentos que não caem com a alta de juros. O que o BC tem feito é enganar a população e enriquecer o setor financeiro, enquanto dispara a taxa básica de juros (Selic) gerando um rombo de R$ 34,9 bilhões por ano a cada 1% de aumento nessa taxa (o que nos custa mais de 400 bilhões por ano com o salto dos 2% a.a. de março/2021 para os atuais 13,75% a.a).

É preciso dar um basta às ineficazes e absurdas taxas de juros e priorizar o que realmente fará o país crescer e atingir seu real potencial: investimentos sociais! Chega de privilegiar uma dívida que não traz contrapartida ao povo e só subtrai os nossos recursos! Apoie a campanha da Auditoria Cidadã da Dívida pelo Limite dos Juros no Brasil e vamos juntos exigir a mudança que o nosso país precisa!

Acesse www.auditoriacidada.org.br/limitedosjuros e conheça mais a nossa proposta.