Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 25 de outubro de 2022

STF: É falso que ministro Gilmar Mendes tenha encontrado filho de Lula em restaurante em Roma

Terça, 25 de outubro de 2022

Áudio e fotos circulam pelas redes sociais com a informação de que o ministro estava reunido com filho de candidato. Ministro estava, na verdade, com juristas que participavam de Congresso.

STF
25/10/2022


Circulam pelas redes sociais áudio e fotos com a falsa informação de que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes se encontrou, em Roma, com o filho de candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva. Trata-se de mentira, fake news. Na verdade, o ministro estava com juristas que participaram com ele de um congresso na capital italiana.

Em áudio que circula no Whatsapp, um homem afirma que viu Gilmar Mendes em um restaurante e que identificou que o filho do Lula estava junto. Várias fotos foram tiradas e circulam em diferentes redes sociais com a mensagem de que o ministro estava com o filho do candidato.

O ministro comentou sobre o tema em seu Twitter e informou que estava com um desembargador e um professor. “Estive em Roma no início de outubro, participando de congresso na Universidade. Foto do jantar, com o Des. Ney Bello e o Prof. Sérgio Victor. Este último, segundo fake news desesperada, seria o filho de uma personalidade política brasileira.”

Como parte do Programa de Combate à Desinformação, a equipe de Comunicação do STF denunciou três posts como notícias falsas e elaborou esta nota de desmentido.

#VerdadesdoSTF

O STF alerta para a importância de não repassar informações publicadas em locais não confiáveis e com dados alarmistas ou teorias conspiratórias.

Para conscientizar a sociedade sobre a importância do papel de cada um para evitar a propagação de notícias falsas sobre o STF e seus ministros, o Supremo Tribunal Federal lançou a série #VerdadesdoSTF, na qual informações falsas ou deturpadas atribuídas à Corte e aos seus ministros são objeto de esclarecimento. Clique aqui para ver o site.