Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 11 de outubro de 2022

Distrito Federal perde metade do seu Cerrado

Terça, 11 de outubro de 2022


Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna
Dados do IBGE apontam um avanço agressivo do agronegócio sobre as terras virgens do Distrito Federal, ocupando 1/4 das terras. Outra parcela de igual tamanho foi comprometida pela expansão urbana. A área de vegetação nativa se resume hoje à metade do que existia há 60 anos. Epecialistas temem os reflexos, notadamente, quanto à segurança hídrica da Capital Federal.


Texto e fotos de Chico Sant’Anna

Ao longo de seus sessenta anos, o território do Distrito Federal perdeu a metade da vegetação nativa que o cobria. Dados de 2020, do relatório Contas Econômicas Ambientais da Terra: Contabilidade Física, recém divulgado pelo IBGE, apontam que dos 5.802 km², a área de vegetação nativa (campestre e florestal) ainda intacta representa 51,3% do território do DF. A outra metade está dividida, quase que meio a meio, entre área agrícola, 24,2%, e área urbana, 24,5%. As últimas duas décadas, 2000 a 2020, registraram um crescimento vertiginoso do agronegócio candango sobre as terras de vegetação nativa, que no Distrito Federal é, essencialmente, vegetação de Cerrado.


Embora o DF seja a menor Unidade da Federação, em termos absolutos, o crescimento da área agrícola sobre a nativa foi o 21º maior dentre as 27 UFs, todas elas com territórios significativamente maiores do que o daqui. Nesses últimos vinte anos, foram ocupados 261 novos km², avanço de 23,1%. A área agrícola distrital passou de 1.132 km² para 1.393 km².