Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Internautas dizem não à PEC 37/2011

Sexta, 3 de maio de 2013
Da ANPR
O site UOL realizou enquete nesta quinta-feira, 2, questionando se os internautas concordavam com a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37/2011, que retira o poder de investigação do Ministério Público e de outras instituições. Até as 18h, foram computados 183.469 votos. Deles, 96,15% eram contrários à PEC e 3,85% favoráveis.


Nos comentários, os internautas criticam a PEC declarando que ela é uma “clara retaliação pela atuação do Ministério Público no caso do Mensalão”. Aline Salvador foi uma das que respondeu à enquete e lembrou que não apenas o MP será prejudicado, mas outras instituições como: “Controladoria, Defensoria, Tribunais de Contas, jornalistas, vítimas, acusados, Receita Federal, IBAMA e Conselhos”.

O internauta André Fetal foi enfático no comentário: “Dizer não à PEC 37 é dizer não ao monopólio da Polícia Federal e da Polícia Civil”. Segundo ele, os delegados querem concentrar poder para reivindicar maiores salários, sacrificando a sociedade. “Apenas de 5% a 8% dos homicídios são esclarecidos. E a polícia ainda quer o monopólio da investigação criminal”, concluiu.

Já a petição virtual contra a PEC 37/2011 (change.org/PEC37) ultrapassou as 220 mil assinaturas e a campanha continua até que a proposta entre na pauta do Congresso Nacional. A previsão é que isso aconteça em junho, de acordo com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves.