Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Mais fome em 2011

Quinta, 6 de janeiro de 2011
Da Agência Pulsar*
Anúncio da FAO aponta para falta de cereais e mais fome em 2011

Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, divulgou relatório estimando que a necessidade de cereais em 2011 deve ser maior que a produção. O desequilíbrio pode gerar aumento da fome entre pobres.

A FAO destacou que no ano passado o preço já deu sinal de alta nos últimos meses. Em dezembro, o trigo ficou 47% mais caro em comparação com o mesmo período de 2009. No último mês de 2010, os preços dos alimentos atingiram o nível mais elevado em 28 meses.

Os dados geram preocupação, mas a FAO ainda não espera para este ano uma crise alimentar. Desde 2008 a agência indica que os países devem estimular a produção de alimentos porque eles poderiam faltar na década seguinte. Contudo, há muitos anos o mesmo órgão das Nações Unidas já admitia que a fome no mundo não é resultado da falta de alimentos, mas da má distribuição.

Entre os fatores que geraram a diminuição da produção e o aumento dos preços está o desequilíbrio climático, apontou o relatório. As chuvas escassas ou em excesso já desestabilizam a agricultura mundial.

O documento também garante que o açúcar e o milho puxaram os preços para cima. Coicidência ou não, os dois alimentos são usados em larga escala para a fabricação de agrocombustíveis, como o etanol do Brasil.
- - - - - - - - - - - -
* Agência Pulsar.