Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 10 de março de 2013

Agnelo e Magela X Gim Argelo: A disputa pelos terrenos e áreas verdes do Plano Piloto!

Domingo, 10 de março de 2013
Do Blog da Leiliane
"Clima de insegurança jurídica por causa da nova formatação política das Comissões da câmara legislativa" , essa foi a desculpa do Governo do Distrito Federal para a retirada do PPCUB ( Plano de Preservação do Conjunto urbanístico de Brasília) e da LUOS ( Lei de Uso e Ocupação do Solo) da pauta de votação da CLDF, depois que foram derrotados nas eleições para a Presidência da Comissão de Assuntos Fundiários pelo Senador Gim Argelo (PTB), que articulou a vitória do seu pupilo, Cristiano Araújo (PTB).

Os dois Projetos de Lei, LUOS e PPCUB interessam aos Setores da Construção Civil e Imobiliário, que  são impedidos de ganhar ainda mais dinheiro por causa das leis que protegem Brasília como a Portaria do IPHAN do Tombamento de Brasília como Patrimônio Cultural do Brasil! Portaria essa que é constantemente burlada pelas artimanhas políticas de pequenos e grandes especuladores com a conivência dos órgãos do governo local.  

um exemplo dessa conivência são os 15 projetos aprovados pela Administração de Brasília que ferem o tombamento, autorizando prédios acima da altura permitida no plano Piloto, que são de três andares para as quadras 400 e seis andares nas 100 e 200. Desfigurando assim, o que ainda resta do projeto original de Lúcio Costa! Conforme foi noticiado essa semana na mídia.

Outro exemplo é o dos apart hotéis na orla do Lago Paranoá! Recentemente foi aprovado um projeto para um empreendimento próximo ao clube da AABB , que contará com subsolos, 6 andares, e 600 vagas de estacionamento! Corre a boca pequena que tal empreendimento na orla do Lago, que ainda não foi construído,  pertenceria a um grande empresário que detém concessão pra explorar o transporte coletivo ...

O PPCUB, muda destinações de áreas do plano Piloto transformando áreas verdes em áreas para estacionamentos e construção de prédios! Além disso aumenta o potencial construtivo das áreas edificadas que já existem! Pra você entender, é o seguinte: Hoje no Plano Piloto as construtoras só podem construir até 50% do terreno, 50% da área tem que ser verde. Por que? Isso ajuda no escoamento da água da chuva! Mas, com o novo PPCUB o governo quer aumentar esse potencial construtivo, o que poderia contribuir para o assoreamento do Lago, uma vez que a água captada irá pra lá... Vc teria coragem de beber a água do Lago Paranoá? pois é... com todo o despejo de dejetos dos invasores da orla, o GDF ainda vem com essa alternativa maravilhosa de abastecimento! e com dinheiro do PAC!

Ao Agnelo, ao Filipelli e ao Magela, bem como todo o governo do PT em Brasília, interessa muito viabilizar os negócios imobiliários em Brasília! Uma vez que as construtoras foram grandes financiadoras da campanha que os elegeram! E continuarão a ser, se eles pretendem se eleger em 2014! Para reeleição a aposta é em uma campanha muito cara, já que a maré não está favorável a este governo, que tem índice de rejeição estratosférico e candidatos de oposição que ameaçam o seu poderio!

Para Gim Argello, também é uma grande oportunidade! não apenas de injetar mais dinheiro na campanha de reeleição para o Senado, como de aumentar sua fortuna conquistada no ramo imobiliário, onde fez grandes negócios e sabe bem especular!

Por isso, os verdadeiros defensores de Brasília, que são os membros da sociedade civil organizada, que vem acompanhando o processo de elaboração tanto do PPCUB quanto do LUOS, tem grande preocupação com o futuro da cidade! Pois, os interesses econômicos estão, como sempre, se sobrepondo aos interesses coletivos de uma cidade sustentável e com qualidade de vida para os seus habitantes!

Os especuladores usam de toda a sua esperteza até mesmo nas campanhas ideológicas, para fazer a população , que é a maior prejudicada, pensarem de uma forma que facilite os seus negócios! E assim, vocês vão repetindo erroneamente que: "Brasília está engessada pelo tombamento"! ou " É preciso acabar com o engessamento de Brasília para ela se desenvolver"!. 

Cada vez que um morador de Brasília repete que a cidade está engessada pelo tombamento, um especulador imobiliário ganha um milhão de reais!