Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 27 de março de 2013

Ministério Público Federal investiga possíveis abustos contra cinganos

Quarta, 27 de março de 2013
Do MPF
Ofício solicita ao delegado de polícia de Guarabira informações sobre prisões
O Ministério Público Federal na Paraíba (MPF/PB) está investigando possíveis abusos contra ciganos na Paraíba. Na última segunda-feira, 25 de março, foi realizada reunião na sede do órgão na capital para tratar sobre relato feito por ciganos no tocante a prisões efetuadas em Guarabira (PB), em 23 de março de 2013. A comunidade tradicional se queixa de perseguição e preconceito.

Hoje, o procurador regional dos direitos do cidadão substituto Werton Magalhães Costa assinou ofício solicitando que o delegado regional de Polícia Civil da Terceira Região, Luciano Carvalho Soares, em dez dias (a serem contados do recebimento), forneça informações ao MPF sobre a ocorrência. As alegações são que quatro pessoas foram abordados e conduzidos à delegacia, onde foram fotografadas e detidas das 11h às 16h, sob a acusação de furto de telefone celular. Todavia, após a liberação, não receberam qualquer documento da autoridade policial referente aos motivos da detenção e da abordagem.

Segundo o procurador, a preocupação do MPF é garantir o respeito a qualquer direito humano. “Tanto os ciganos quanto outros grupos podem contar com a atuação do órgão. Após a resposta do delegado, saberemos se houve abuso e o MPF dará os encaminhamentos necessários”, explicou.

A reunião também contou com a presença do procurador federal dos direitos do cidadão adjunto Luciano Mariz Maia, bem como de representantes da Associação dos Ciganos de Pernambuco (Acipe) e do Conselho Estadual de Direitos Humanos de Pernambuco. Houve discussões, igualmente, sobre problemas com comunidades ciganas dos estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte.