Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 11 de março de 2013

Morreu atrapalhando o trânsito

Segunda, 11 de março de 2013
Clique sobre as imagens para abri-las em tamanho maior.

Não morreu na contramão, mas atrapalhou o trânsito e obrigou outros veículos passarem pela contramão. É o que aconteceu hoje, mais uma vez, com ônibus do Gama para o Plano Piloto de Brasília.

O trabalhador tem que se deslocar por 33 quilômetros até chegar à rodoviária do centro de Brasília, e para isso pega um ônibus superlotado, caro, absurdamente caro, e o veículo ainda quebra cerca de quatro quilômetros de distância do seu ponto de partida, a rodoviária do Gama.

Hoje, segunda-feira (11/3), primeiro dia de trabalho da semana, um ônibus se arrastou por alguns metros e teve que parar na comercial das Quadras 15/18 do Setor Leste da cidade. Isso por volta das 7h50. Dele desceu um batalhão de passageiros, pois o veículo estava superlotado. Restava agora às pessoas esperar outros ônibus que o levassem aos seus destinos.

Os que chegavam estavam também lotados, e somente um pequeno grupo de pessoas conseguia entrar de cada vez. E tome mais espera. Outro ônibus está chegando. Movimentos nervosos dos passageiros punidos pela incompetência do governo e usura dos empresários. Disputavam quem iria embarcar. Dessa vez não deu! Quem sabe na próxima carroça? E assim foi. Um pouquinho aqui, outro depois. Gente pendurada nas portas de ônibus em movimento.

E as demais pessoas? Aquelas que esperavam seus ônibus nas paradas seguintes? Essas certamente não conseguiram pegar transporte tão cedo e, possivelmente, levaram bronca de patrão.

Leia excelente reportagem de Chico Sant`Anna sobre transportes. O texto trata também do problema do transporte público do Gama