Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 22 de março de 2013

Presidente da CAE é campeão de inquéritos no STF

Sexta, 22 de março de 2013
Do Congresso em Foco
Ex-líder dos “caras-pintadas” responde a mais de 15 investigações no Supremo, mais do que qualquer outro senador. Como Lindbergh Farias, outros três presidentes de comissão no Senado também são alvo do tribunal
 
Duas décadas após liderar o movimento dos “caras-pintadas”, que pressionou pelo do então presidente Fernando Collor, o ex-líder estudantil Lindbergh Farias (PT-RJ) tornou-se o senador com maior número de investigações no Supremo Tribunal Federal (STF). Pré-candidato ao governo do Rio de Janeiro, o da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) – uma das mais poderosas e de maior visibilidade da – responde a 15 inquéritos (fase preliminar de investigação) e uma ação penal na mais alta corte do país. Quatro dessas investigações chegaram ao Supremo neste ano.
 
Pedro França/Agência Senado
Lindbergh afirma que todos as investigações serão arquivadas porque são improcedentes

Réu em processo em que é acusado de reter dados técnicos para propositura de ação civil pública, ele responde a inquérito por crimes de responsabilidade, contra o sistema financeiro, quadrilha e corrupção. Mas são as infrações à Lei de Licitações as suspeitas mais recorrentes contra o senador. Elas se repetem em 11 inquéritos. Todos os casos remetem à passagem de seis anos de Lindbergh pela prefeitura de Nova Iguaçu (RJ), município da Baixa Fluminense com 800 mil habitantes.

Dos 11 senadores que presidem comissões permanentes no Senado, quatro devem explicações ao Supremo. Além de Lindbergh, também são investigados no tribunal Zezé Perrella (PDT-MG), da Comissão de Ciência e Tecnologia; Blairo Maggi (PR-MT), da Comissão de Meio Ambiente e Defesa do Consumidor, e Fernando Collor (PTB-AL), da Comissão de Serviços de Infraestrutura.