Terça, 1º de março de 2014
Resultado do Pisa reflete problemas estruturais do ensino, diz especialista
Yara Aquino - Repórter da Agência Brasil
A avaliação da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgada hoje (1°), que traz o Brasil na 38° posição entre os 44 países que testaram habilidades de estudantes de 15 anos em
resolver problemas de raciocínio e de lógica, relacionados à situações
do cotidiano, é o reflexo de problemas estruturais da educação
brasileira, na avaliação do coordenador da Campanha Nacional pelo
Direito à Educação (CNDE), Daniel Cara.
“Isso decorre da maneira
como se organiza a gestão da educação no Brasil. Se tem forte
responsabilização dos governos municipais e estudais e participação
aquém do necessário do governo federal. É um problema estrutural que vem
desde a época da proclamação da República. O governo federal é quem
mais arrecada recursos e quem menos contribui na área de educação”,
disse Cara sobre os resultados do Programa Internacional de Avaliação de
Estudantes (Pisa) 2012.
Segundo ele, para avançar na qualidade
da educação é preciso que haja complementação de recursos do governo
federal aos estados e municípios, de modo a garantir o direito à
educação com um padrão mínimo de qualidade. “Essa complementação deve
vir junto com uma lei dura para determinar a forma como os estados e
municípios vão gastar os recursos, e a sociedade deve poder acompanhar a
fiscalização”, conclui.
O coordenador da CNDE acrescenta que é
preciso garantir uma política de valorização dos profissionais de
educação e escolas com estrutura adequada para o ensino.
O Pisa é
aplicado a cada três anos, voltado para leitura, ciências e matemática,
e, pela primeira vez, mediu a capacidade de resolução de problemas mais
elaborados de lógica e raciocínio. No Brasil, menos de 2% dos
estudantes avaliados atingiram a performance máxima na solução dos
problemas. A avaliação registra que, no país, as meninas tiveram
desempenho melhor que os meninos.
Os países que lideram o ranking da OCDE são Cingapura, Coreia do Sul e Japão. As três últimas posições são ocupadas por Uruguai, Bulgária e Colômbia.
Em dezembro do ano passado a OCDE havia divulgado resultados do Pisa 2012
que mostram que, entre os 65 países comparados, o Brasil ficou em 58º
lugar no desempenho dos estudantes nas três áreas de conhecimento
avaliadas.