Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 14 de abril de 2017

Máscaras arrancadas. Ídolos caídos. Ilusões desfeitas. E agora, o que fazer?

sexta-feira, 14 de abril de 2017

Do Blogue Náufrago da Utopia

Por Celso Lungaretti


Desde o processo do mensalão eu sabia que a maior parte das acusações contra grãos petistas procedia. Afinal, não só pertenci ao partido até ele me decepcionar por completo, como continuei mantendo contato com amigos que me colocavam a par do que rolava nos bastidores do PT. Ademais, jornalista profissional honesto consigo mesmo invariavelmente aprende a discernir, pelo mero noticiário, quando os ídolos têm pés de barro.

Mas, fiel à minha convicção de que a corrupção é intrínseca ao capitalismo (e à democracia burguesa), nunca embarquei nessas cruzadas moralistas que, de antemão sabia, nada resolveriam em médio e longo prazos. A onda passa e as maracutaias vão retornando, até se tornarem tão ostensivas que a indignação coletiva eclode e uma nova faxina purificadora se inicia. Que graça têm os filmes quando já conhecemos o final?

Tentava é fazer uma revolução que estabelecesse prioridades mais dignas para os seres humanos, pois enquanto eles forem movidos pela ganância, sempre haverá espertos tentando encurtar, mediante ilegalidades, o caminho para a obtenção de riquezas e poder.

Então, muitos companheiros crédulos certamente estarão estarrecidos com as revelações que agora inundam a imprensa, a partir das delações premiadas da Odebrecht.


Durante tanto tempo acreditaram piamente nas mentiras e fantasias provenientes daqueles que pertenceriam ao nosso lado e agora tomam conhecimento de que a roubalheira era praticada com idêntico cinismo por todas as forças do espectro da política oficial!

Espero que, ao invés de chutarem latas de lixo pelas ruas, aqueles para quem a ficha acabou de cair tenham a reação correta: abandonar todas as ilusões no sistema capitalista, suas cabeças de hidra e seus tentáculos de polvo, passando a lutar fora dele, contra ele e sem nenhuma condescendência em relação a ele. A salvação está nas ruas. Os podres Poderes já atingiram o estágio de putrefação.

Ia escrever mais pormenorizadamente sobre a dança infernal que está em cartaz nesta semana, mas o filósofo Vladimir Safatle já o fez de forma tão lapidar que me limitarei a reproduzir seu artigo. (Celso Lungaretti)
========= 

Clique aqui e leia no Náufrago da Utopia a íntegra do artigo de Vladimir Safatle