Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Administração do IHBDF está mais perdida que “cego em tiroteio”

Quinta, 25 de janeiro de 2018
Do SindSaúde

Pelo que está sendo discutido, serão meses de muita confusão no Instituto do Hospital de Base

Os problemas do Instituto do Hospital de Base, pelo que tem sido discutido em suas reuniões, darão fortes dores de cabeça para muita gente e durante muito tempo. Pelos relatos da reunião do dia 18 de janeiro entre a direção do IHBDF e representantes da Secretaria de Saúde, a administração da unidade está mais perdida que “cego em tiroteiro”, assim como todos nesse Governo do DF.
A reunião, convocada pelo secretário-adjunto de Assistência à Saúde e pelo Chefe de Gabinete da Saúde, é muito clara quanto a desorganização que está estabelecida na administração da unidade. O diretor-presidente do lHBDF, Ismael Alexandrino, solicitou aos presentes na reunião “sensibilidade no período inicial da gestão do hospital, principalmente nos 3 primeiros meses”.

“Sensibilidade não salva a vida de quem está na fila precisando de um profissional. Não salva a vida de quem precisa passar por cirurgia e não tem vaga ou equipamento. Sensibilidade é que os servidores da Saúde têm com seus pacientes ao trabalhar diante de um caos que está a saúde pública no DF”, critica a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues.

Entre as sugestões apontadas na reunião está a verificação com a Secretaria de Fazenda para a liberação de R$ 15 milhões mensais para a Secretaria de Saúde, além do repasse ordinário mensal já feito, para garantir a regular a implantação do IHBDF.

“Ou seja, não sabem sequer fazer contas dos gastos que o Instituto terá. E certamente vão tirar o cobertor de algum lugar para cobrir o rombo no IHBDF, que será usado por esse governo na tentativa de reeleição”, finaliza Marli.

O SindSaúde mostrou nesta quarta-feira (24), em reportagem exclusiva, que o Instituto e o GDF não têm dinheiro para pagar servidores do IHBDF.

Nesta quinta-feira (25), o portal de notícias Metrópoles repercutiu a publicação e mostrou o perigo para os pacientes na reportagem “Atividades do IHBDF são ameaçadas com problemas em repasse de verba”.

“Dois dias após iniciar o processo seletivo para contratação de novos funcionários, o Instituto Hospital de Base do DF (IHBDF) é alvo de mais uma polêmica: desta vez, a unidade corre o risco de ter os serviços afetados por falta de recursos”, diz o texto do portal. Clique aqui para ler matéria completa.