Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 27 de janeiro de 2018

Problemas com acessibilidade no Gama continuam atormentando a vida dos moradores, principalmente das pessoas com deficiência

Sábado, 27 de janeiro de 2018
Do Portal Gama Cidadão

A acessibilidade é um direito de todos e está prevista na Constituição Brasileira.

O sagrado direito de ir e vir dos cidadãos continua sendo desrespeitado na cidade do Gama no Distrito Federal. Em 11 de abril de 2015 a Defensoria Pública do Distrito Federal, o Ministério Público e a Administração Regional do Gama assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). O documento exige que os comércios, empresas e prédios públicos da cidade readequarem seus espaços para a acessibilidade de pessoas que tenham qualquer tipo de deficiência. Só que nada disso foi feito e o TAC não vem sendo respeitado.

Pessoas com deficiências a muito tempo vem reportando à nossa redação relatos e reclamações da falta de acessibilidade na cidade. Obras foram feita pelo governo sem se preocupar nem um pouco com a questão da acessibilidade. Um calçamento inadequado foi feito nas áreas de comércios da cidade, mostrando a irresponsabilidade do governo local com a população.
 

Já publicamos sobre esse assunto várias vezes aqui no Gama Cidadão e a última matéria que, inclusive, fala da avenida dos pioneiros pode ser lida aqui:

Deficientes reclamam de falta de acessibilidade no gama

Porém parece que a omissão da Administração e do GDF

Não é de hoje que a população do Gama reprova as obras que estão em andamento pela cidade. Sem respeito nenhum com os idosos, crianças e pessoas com deficiência a situação tem se agravado ainda mais. Eles enfrentam, diariamente, problemas em ruas e calçadas, nos ônibus de transporte coletivo, em banheiros públicos, nas rodoviárias e até em universidades.

Avenida dos Pioneiros continua com problemas

Nas obras de pavimentação da Avenida dos Pioneiros foi feito serviço de drenagem pluvial, remodelação de calçadas e melhoria no canteiro central. Porém vê-se que não pensam na questão da acessibilidade. Moradores do Gama, principalmente as pessoas com deficiência continuam tendo problemas para poderem andar com segurança na avenida.

Revoltados com o descaso da Administração e demais autoridades governamentais um grupo de deficientes físicos, moradores da cidade, resolveram colocar a boca no trombone mais uma vez. Inconformados com o que fizeram na avenida dos pioneiros o grupo resolveu ir para rua amanhã dia 27/01. Convocando a imprensa do DF o grupo pretende abordar quatro pontos, a questão da acessibilidade na obra da avenida, a questão dos postes que ainda não foram removidos, a questão dos estacionamentos e o fato de que a obra da avenida abrange apenas três quadras (1, 2 e 3).

No caso dos estacionamentos eles alegam que os empresários estão revoltados, pois estão diminuindo o número de vagas para os clientes.

O descontentamento é grande e amanhã o grupo de deficientes estará lá na avenida dos Pioneiros junto com a imprensa para mostrarem a realidade dos fatos e cobrarem uma solução que esteja adequada com TAC. Levando em conta a questão da mobilidade urbana para todos.

Carros invadindo calçadas ou o que existe delas

Não bastasse toda a problemática de acessibilidade na avenida dos Pioneiros, outro problema recorrente está relacionado com as calçadas e os carros que param ao longo do trecho.

As calçadas da avenida tem sofrido com a má conservação e com os carros que quando estacionam invadem seu espaço atrapalhando a vida de quem precisa andar pelo local. Se pra uma pessoa normal já é difícil andar em calçadas ruins e ainda com carros ocupando parte delas, imagine para as pessoa com deficiência ou uma pessoa mais idosa. As fotos falam por si só e mostram a calamidade com que se encontram as caçadas pela cidade. Principalmente na avenida dos Pioneiros.

Blitz da acessibiliade pela cidade

O Gama Cidadão junto com os deficientes tem feito blitz afim de fiscalizar como anda a mobilidade na cidade. Os problemas são muitos e parece que a Administração e as autoridades competentes não estão dando a devida atenção. Nós continuaremos de olhos bem atentos e cobrando que sejam feitas as ações necessárias para melhoria da mobilidade urbana na cidade.

Assistam o vídeo da Blitz de Acessibilidade que aconteceu hoje dia 27/01, no Gama!!!

Veja outras matérias já publicadas no Gama Cidadão sobre esse assunto:

Gama terá que readequar seus espaços para acessibilidade de deficientes

Da Redação do Gama Cidadão