Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 20 de janeiro de 2018

Urbanismo: 2018 começa sob o signo da grilagem de terra

Sábado, 20 de janeiro de 2018
Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna
Na Colônia Agrícola Ipê-Coqueiros, tratores foram flagrados pela PMDF trabalhando na abertura de ruas e na limpeza de lotes com dimensões de 200 a 500 metros quadrados. Na Administração Regional do Núcleo Bandeirante há quem calcule que já foram fracionados e demarcados cerca de 400 lotes, muitos já construídos.
Por Chico Sant’Anna
Duas novas iniciativas de grilagem e ocupação irregular de terras públicas marcam esse início de ano. Uma na Colônia Agrícola Coqueiros e outra no Núcleo Rural Alexandre Gusmão. Parece que os grileiros se sentem mais à vontade em anos eleitorais. Devem pensar que, nessa época, o coração das autoridades amolece ou a visão fica mais turva. Em 2014, foi a mesma coisa. Explodiu a ocupação da Chácara Santa Luzia, na Estrutural; e a Vila Cahuy, no Núcleo Bandeirante, se expandiu até às margens do córrego do Riacho Fundo, com lotes sendo vendidos entre R$ 60 mil e R$ 80 mil, cada um. Tudo nas barbas das autoridades que, passados três anos, nada fizeram. Nem a proteção de 30 metros das margens dos córregos foi respeitada.
Não fosse a pronta ação do 25º Batalhão da Polícia Militar, um novo e mega empreendimento  imobiliário estaria nascendo essa semana na Colônia Agrícola Ipê-Coqueiros.