Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 27 de janeiro de 2018

Mobilidade: A difícil tarefa de andar de ônibus em Brasília

Sábado, 27 de janeiro de 2018
Uma viagem (de ônibus) a Santa Maria

Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna











Texto e fotos por Raíssa Abreu*
Assim que soube que haveria um debate sobre transporte público no DF em Santa Maria, promovido pelo portal Congresso em Foco, imaginei que parte da discussão seria sobre como os participantes haviam chegado lá… Nos meus 13 anos de Brasília, nunca havia ido a Santa Maria. No caminho, resolvi que registraria a experiência. Esse é o meu caderno de viagem.
Sábado, 20 de janeiro de 2018
11h05 – Saí do Paranoá, onde moro, no ônibus 764.2, em direção à Rodoviária do Plano Piloto. Ônibus tranquilo, até deu pra sentar, coisa que, durante a semana, não acontece quase nunca.
11h30 – Na Rodoviária do Plano, os fiscais me confirmaram que existia um BRT que ia direto para Santa Maria. Fui até a plataforma dos BRTs e vi que só poderia embarcar com o cartão Brasília + Cidadã, aquele do bilhete único, o verdinho. O meu estava sem crédito…

Aliás, uma das maiores reclamações dos moradores de Santa Maria, como fiquei sabendo logo em seguida, é a dificuldade para recarregar o cartão cidadão fora do Plano Piloto. Inclusive, aumentar o número de postos de venda de créditos foi uma das sugestões encaminhadas ao GDF.