Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Interesse Público apresenta série de reportagens sobre o déficit de UTIs no Brasil

Sexta, 26 de janeiro de 2018
Do MPF
Programa inédito vai ao ar pela TV Justiça no próximo domingo (28), às 17h30. Edições anteriores estão disponíveis no canal do MPF no YouTube
O programa Interesse Público desta semana mostra que o baixo número de leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) no país é alarmante. Uma portaria do Ministério da Saúde estabelece que haja pelo menos dois leitos de UTI para cada mil habitantes. No entanto, um levantamento do Conselho Federal de Medicina mostrou que, levando em consideração a rede pública e a privada, existem hoje menos de dois leitos de UTI para cada grupo de 10 mil habitantes. Nossos repórteres visitaram os principais hospitais de alguns estados brasileiros para mostrar o drama de quem depende desse tipo de serviço para sobreviver.

O IP vai mostrar ainda o acordo que vai permitir a utilização do dinheiro arrecadado com multas ambientais em projetos de recuperação de biomas. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Ministério Público Federal (MPF), o Instituto Socioambiental (ISA) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para preservação da Mata Atlântica, em Santa Catarina.
Em Santos, litoral de São Paulo, o MPF pede que a Companhia Docas tome providências para recuperar praias afetadas pela erosão após o alargamento do canal de navegação. O local deverá ainda passar por obras para diminuir a energia das ondas.
No quadro MPF Explica, conheça um projeto que já está ajudando a combater o desmatamento da floresta mais famosa do mundo: o Amazônia Protege, criado pelo Ministério Público Federal.
Onde assistir – O Interesse Público é veiculado nacionalmente pela TV Justiça aos domingos, às 17h30, com reprises ao longo da semana. O programa também é retransmitido por emissoras parceiras nos estados do Pará, São Paulo, Tocantins, Espírito Santo, Sergipe, Rio de Janeiro, Acre, Paraíba e Rio Grande do Sul. Você também pode acompanhar o programa pela internet, em tempo real, no site www.tvjustica.jus.br, ou acessar as reportagens no canal do MPF no YouTube (www.youtube.com/tvmpf).
O IP é uma revista eletrônica semanal produzida pela Secretaria de Comunicação da Procuradoria-Geral da República, em parceria com a produtora Chá com Nozes e com a colaboração das unidades do MPF em todo o país. Para críticas e sugestões, fale conosco pelo endereço eletrônico: .