Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Cultura enquanto fator de desenvolvimento econômico

Sexta, 26 de janeiro de 2018
Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna
Em Ottawa, capital do Canadá, nas proximidades do Canadian Museum of History (antigo Museu da Civilização), Maman chama a atenção dos turistas. Trata-se de uma escultura de bronze em forma de aranha gigante da artista Louise Bourgeois. Foto de Chico Sant’Anna.
Tudo me leva a crer que, para eles, cultura não é apenas romantismo, diletantismo ou coisas afins. Cultura é inspiração e determinação; é trabalho e tem um importante papel na economia.

 Por Roberto Bocaccio Piscitelli* 
As viagens são sempre uma boa oportunidade de compararmos o mundo do nosso dia-a-dia com o dos outros lá fora. Sempre me chama muito  atenção a efervescência cultural dos países europeus ou mesmo da América do Norte, por exemplo, em relação ao Brasil.

No caso da Europa, destaco, em primeiro lugar,  fato de eles terem poucas megalópoles, como é o caso da América Latina, e algumas de suas cidades mais vibrantes não terem mais que um milhão e pouco de habitantes. Com exceções como Paris, Londres, Roma, temos populações de um modo geral menores que as das nossas principais capitais. Seguramente, entretanto, são populações com maior renda e menores desigualdades, e melhores padrões educacionais, o que gera um potencial de consumo de produtos culturais muito maior (e que também se distribui melhor no âmbito de seus territórios).