Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 10 de março de 2020

UNFPA e Esporte Clube Bahia formalizam parceria #ZeroViolência contra Mulher

Terça, 10 de março de 2020
Da ONU Brasil
O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e o Esporte Clube Bahia lançaram oficialmente na tarde do último sábado (7), na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), a campanha #ZeroViolência contra Mulher.
Os jogadores vestiram a camisa da ação e entraram em campo com uniforme personalizado #ZeroViolência contra Mulheres. Meninas acompanharam os atletas na entrada em campo e um vídeo da campanha foi exibido no telão. A parceria conta com oficinas sobre violência de gênero, organizadas pelo UNFPA, para os meninos da divisão de base e os sócios do clube.
A representante do Fundo de População da ONU, Astrid Bant, assinou acordo de parceria com o presidente do Clube Bahia, Guilherme Bellintani. Foto: UNFPA/Midiã Noelle
A representante do Fundo de População da ONU, Astrid Bant, assinou acordo de parceria com o presidente do Clube Bahia, Guilherme Bellintani. Foto: UNFPA/Midiã Noelle
Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e o Esporte Clube Bahia lançaram oficialmente na tarde do último sábado (7), na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), a campanha #ZeroViolência contra Mulher.
A ocasião, que também ocorreu em alusão e celebração ao 8 de março, Dia Internacional da Mulher, contou com a assinatura de um memorando de entendimento entre o time baiano e o organismo internacional. Assinaram o documento a representante do UNFPA no Brasil, Astrid Bant, e o presidente do Bahia, Guilherme Bellintani.
“Esta parceria vem do fato de entendermos que o esporte, em especial o futebol, é um excelente espaço na promoção dos direitos humanos. E o Esporte Clube Bahia vem desenvolvendo ações neste âmbito”, destaca Astrid Bant.
A representante reforçou ainda a importância do enfrentamento às violências baseadas em gênero, um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS). “Não vamos poder atingir as metas e garantir o bem viver de todas as pessoas, inclusive alcançar o fim da violência contra mulheres e meninas, se não houver investimento na igualdade de gênero.”
Para Belintani, a campanha está alinhada com os objetivos do clube de promoção de direitos humanos através do futebol. Segundo o presidente, o Bahia vem realizando campanhas desde 2018 voltadas para a responsabilidade social.
“O futebol termina sendo expressão de tudo o que acontece na sociedade e, infelizmente, não só as coisas boas. Apesar do futebol ter muitas alegrias, também traz com ele um ambiente de muita intolerância e muito preconceito. O que o Bahia e a ONU fazem [com a campanha] é dar uma contribuição para que seja reduzido e desafiado, colocando o dedo na ferida”, reflete o presidente do clube.
Além da assinatura da minuta, os jogadores vestiram a camisa da ação e entraram em campo com uniforme personalizado #ZeroViolência contra Mulheres. Meninas acompanharam os atletas na entrada em campo e um vídeo da campanha foi exibido no telão do estádio no intervalo para o segundo tempo da partida contra o Confiança, time visitante. A parceria ainda conta com a realização de oficinas sobre violência de gênero, organizadas pelo UNFPA, para os meninos da divisão de base e os sócios do clube.