Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Dia 8 de dezembro, Dia da Justiça, que falha quase sempre. Mas também Dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Bahia, a Oxum do candomblé, a que não falha nunca. Salve Oxum!!

 Terça, 8 de dezembro de 2020

Republicação de postagem de outros 8 de dezembro. Afinal, isso é possível e se justifica, pois a Santa é a Mesma, a Orixá é a mesma, o povo é o mesmo, a Bahia é a mesma, e o baiano aqui, apesar de não estar em Salvador agora, é o mesmo. E a saudade da festa é  a mesma. E grande. Foram feitas algumas alterações no texto antigo, tendo em vista a situação de pandemia da covid-19, que forçou alterações signficativas na festa deste ano de 2020..

Neste domingo, 8 de dezembro, a Bahia sempre comemorou com festa para a sua padroeira, Nossa Senhora da Conceição. No sincretismo baiano a festa é também de Oxum, a Orixá das águas doces.  Hoje,  8 de dezembro 2020, teria procissão de Nossa Senhora da Conceição pelas ruas do chamado ‘Comércio’ da Cidade Baixa, área próxima a sua igreja, ao Elevador Lacerda, ao Mercado Modelo, ao Porto de Salvador. Mas em razão da pandemia de covid-19, e por ser a covid bem pior do que uma "gripinha", a comemoração a Nossa Senhora da Conceição, a nossa (dos baianos) Oxum, está sendo realizada levando em consideração a situação de pandemia. 

A procissão pelas ruas do chamado Comércio, na Cidade Baixa de Salvador, que sempre aconteceu no dia da santa, o 8 de dezembro, não acontecerá. Foi substituída por uma carreata que ocorreu nesta segunda, ontem, dia 7. Saiu pela manhã da Igreja Nossa Senhora da Conceição, nas proximidade do Elevador Lacerda carregando a imagem da Santa. E foi até a Igreja Nossa Senhora da Luz, na Pituba, distante cerca de 13 a 15 quilômetros do ponto inicial. Daí, retornou à basílica da Conceição Praia. 

A festa anualmente é mais concentrada na área da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, um belo templo católico, inicialmente de taipa, mandado construir pelo primeiro governador-geral do Brasil, Tomé de Sousa que, ao vir para o Brasil, trouxe a imagem da santa. A igreja foi construída com pedras trazidas de Portugal. A igreja fica a poucos metros, 170 apenas, do Elevador Lacerda, aquele que sobe e desce transportando o baiano da Cidade Baixa para a Alta e da Cidade Alta para a Baixa. E o Elevador Lacerda fica em frente, separado apenas por uma praça, do Mercado Modelo da Bahia. Na imagem logo abaixo, vê-se no primeira plano a Igreja e um pouco mais à esquerda, o Elevador Lacerda. 

Imagem da internet
Hoje,  8 de dezembro 2020, teria procissão de Nossa Senhora da Conceição pelas ruas do chamado ‘Comércio’ da Cidade Baixa, área próxima a sua igreja, ao Elevador Lacerda, ao Mercado Modelo. A procissão foi substituída por uma carreata.



Imagens: Salvador - Bahia - Brasil
Música: É D'Oxum - Gerônimo
Voz: Gerônimo e Elba Ramalho

 - - - - - - - - - - -


Canto de Oxum
Toquinho e Vinícius