Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 4 de julho de 2022

Lançamento da primeira gravação mundial com as obras para Violão de Guerra-Peixe

Segunda, 4 de julho de 2022
Alvaro Henrique, violonista

Na última sexta, 01 de julho, foi lançado em CD físico e nas plataformas de streaming a primeira gravação mundial com as composições para violão solo de César Guerra-Peixe.

O lançamento foi feito durante o maior evento de violão das Américas, a Convenção anual da Guitar Foundation of America, que ocorreu em Indianápolis (Indiana, EUA).

O Violão de Guerra-Peixe

César Guerra-Peixe (1914 — 1993) atuou como compositor, arranjador e musicólogo. Foi um dos principais nomes do Movimento Música Viva, que trouxe para o Brasil técnicas de composição da vanguarda europeia, e do Movimento Armorial, que desenvolveu uma arte erudita brasileira com a mínima influência europeia possível. Sua produção para violão marca a transição da sua fase vanguardista para a fase armorial, e nela podemos apreciar a mescla entre o sertão e o expressionismo alemão. Destacam-se na sua produção para violão solo a primeira Sonata para violão de um compositor brasileiro, os 5 Prelúdios com forte influência do Movimento Armorial, e diversas obras belas e fáceis o suficiente para violonistas iniciantes.

Alvaro Henrique, violonista

Considerado um dos “violonistas Brasileiros favoritos” da Villa-Lobos Magazine, Alvaro Henrique visa conectar plateias com um mundo de emoções e estórias por meio de apresentações temáticas, como “Saudade” ou “200 anos da Independência”. Seu repertório inclui desde Villa-Lobos, Scarlatti, Giuliani a transcrições de Tchaikovsky e novas obras. 


Como solista, Henrique tocou com orquestras do Brasil e da Finlândia. Entre os regentes com quem trabalhou estão Julio Medaglia, Ville Mankkinen, e Knut Andreas.  

 

Com um interesse em ativismo social, os projetos de Alvaro incluem a encomenda de obras que tratam de questões sociais, como Brasília 50, de Jorge Antunes. É professor na Escola de Música de Brasília. Recentemente foi premiado no 2020 Quebec Music Competition, tem lançado álbuns nas plataformas de streaming e cursos de música online.


Mais informações sobre o lançamento em www.alvarohenrique.com/guerrapeixe (inclui link para ouvir nas plataformas de streaming)