Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Deputado alerta sobre fim de prazo para a troca de ônibus

Quinta, 4 de agosto de 2022
                                 Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Segundo Vigilante, já foram repassados às empresas, a título de subsídio, mais de R$ 1 bilhão

Marco Túlio Alencar — Agência CLDF

Termina neste mês de agosto o prazo para que as empresas que integram o sistema de transporte coletivo efetivem a substituição dos veículos que rodam atualmente por ônibus novos. “Após dois adiamentos, nem todos efetuaram a troca”, alertou o deputado Chico Vigilante (PT), durante a sessão ordinária da Câmara Legislativa desta quarta-feira (3). O parlamentar, inclusive, enviou ofício à Secretaria de Mobilidade do DF questionando a pasta sobre o cumprimento do prazo.

“Segundo informações que chegaram ao meu conhecimento, as empresas Piracicabana, Pioneira e Urbe completaram a renovação da frota. Porém a São José, que atende Ceilândia e Brazlândia, bem como a Marechal não fizeram a substituição”, observou. Para Vigilante, “a população pobre que anda de ônibus não aguenta mais”. O distrital ainda lembrou que já foram repassados às empresas, a título de subsídio, mais de R$ 1 bilhão.

===========

A seguir uma sugestão do Blog Gama Livre:

Clique aqui e veja uma charge do José Bello (Bello) —excelente chargista mineiro de Juiz de Fora, já falecido— que  neste trabalho criticou o transporte coletivo em sua cidade. Na charge, colocou um ônibus com destino à Universidade Federal de Juiz de Fora. 

Mas também a charge pode representa com perfeição os cacarecos e as deficiências do transporte coletivo em Brasília. É só trocar, na charge, o letreiro "UFJF" por "UnB". Bota UnB, ou qualquer linha que parta, principalmente, de regiões administrativas que não o Plano Piloto para qualquer destino dentro do DF. Claro que também o transporte coletivo de linhas do Plano Piloto de Brasília é uma coisa horrorosa. Vergonhosa, também. Inclusive no que diz respeito a freqüência dos horários. 

Em resumo, o sistema de transporte coletivo no DF é um caos, e a cada dia mais cacareco e trágico fica.