Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 1 de outubro de 2022

Por que querem que você fique inseguro sobre as eleições

Sábado, 1º de outubro de 2022

Por que querem que você fique inseguro sobre as eleições

Às vésperas das eleições, todo mundo está recebendo mentiras sobre o pleito — não apenas partidários do atual presidente. Apoiadores de Lula recebem avisos de que mesários bolsonaristas vão cancelar seus votos — por isso precisam pedir seus comprovantes em papel. Já do outro lado, o boato é de que o TSE vai manipular a apuração e que todos precisam tirar fotos dos boletins das urnas. Além disso, há uma escalada do discurso violento, para gerar nos eleitores um medo de comparecer às sessões eleitorais.

Seja qual for sua crença política: não se deixe manipular. O objetivo das forças antidemocráticas que estão espalhando essas mentiras é provocar o caos e a desconfiança generalizados para que, depois, as eleições possam ser invalidadas ou questionadas.

Repasse essa lista desmentindo as principais desinformações e não deixe que a enxurrada de mentiras tome conta das eleições brasileiras novamente. O voto é um direito de todo cidadão e só a informação de qualidade pode proteger nossa democracia neste momento.




1

COMPROVANTE DE VOTO, BIOMETRIA E MESÁRIOS

Está rodando pelo Whatsapp um boato de que alguns mesários planejam causar confusão eleitoral caso você não exija seu comprovante de votação: NÃO É VERDADE. Não é o comprovante que garante que o eleitor já votou, é o software da urna. Assinar o caderno que fica com o mesário de cada seção é necessário só quando o eleitor não tem biometria cadastrada ou a biometria não foi reconhecida.

2

NÃO HÁ NENHUMA EVIDÊNCIA DE FRAUDE NAS URNAS

Nunca houve registro de fraude eleitoral no Brasil desde que a urna eletrônica passou a ser usada. Uma fraude no voto eletrônico é improvável porque dependeria de uma combinação de violações de segurança que dificilmente aconteceria. Além disso, precisaria da conivência de milhares de servidores e voluntários que trabalham no processo eleitoral. E o resultado das eleições pode, sim, passar por auditoria. É importante lembrar que antes da adoção do sistema eletrônico as fraudes eram comuns no voto em papel.

3

E O VOTO PARCIAL?

O voto parcial NÃO será anulado nas eleições de 2022! Uma nova versão sobre um boato antigo está rodando o WhatsApp sobre o funcionamento dos votos brancos e nulos. Ao contrário do que afirma a mentira, é possível votar somente para presidente ou para qualquer outra função se essa for a vontade do eleitor. Teste o Simulador de Voto do TSE.
4

PODE VOTAR COM A ROUPA QUE QUISER

Bolsonaro ameaçou acionar as Forças Armadas caso eleitores sejam barrados por usarem vestimentas em verde e amarelo ou com a camiseta da seleção! Não podemos deixar esse papinho que ele INVENTOU causar confusão no dia da eleição. Na festa da democracia cada um pode ir votar com a cor de roupa que bem entender!

ATENÇÃO! Os MESÁRIOS não poderão usar roupa com propaganda de partido, coligação ou candidato no local das seções eleitorais e das juntas apuradoras. A LEI NÃO RESTRINGE CORES PARA MESÁRIOS. (Lei no 9.504/1997, art. 39-A, § 2o). Saiba mais o que pode e não pode aqui no site da justiça eleitoral.
5

NÃO HOUVE IRREGULARIDADE EM MANIPULAÇÃO DE URNAS

Em relação a vídeo gravado por uma cidadã durante o procedimento de carga e lacração das urnas eletrônicas em Itapeva (SP), o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) esclareceu que todo o procedimento de lacração das urnas se deu conforme as melhores práticas e a legislação. Todos os contratos do TRE-SP também estão disponíveis para consulta aqui. Além disso, os servidores do Cartório Eleitoral de Itapeva prestaram todos os esclarecimentos aos responsáveis pela gravação do vídeo para demonstrar a lisura de todos os procedimentos.
6

TSE NÃO POSSUI SALA SECRETA

O ex-deputado Valdemar Costa Neto, presidente do PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, disse nesta quarta-feira (28/09/22) que "não há uma sala secreta" no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a apuração da eleição. Ele e representantes de outros partidos visitaram o local onde é feita a totalização dos votos, a convite do presidente da Corte, o ministro Alexandre de Moraes. Ele desmentiu, assim, o próprio colega de partido, Jair Bolsonaro.
7

TSE NÃO FEZ PROPAGANDA PARA CANDIDATO NO TÍTULO DE ELEITOR

Desmentindo as publicações de que a Justiça Eleitoral estaria fazendo propaganda para Lula em títulos eleitorais, o TSE explicou que o código gerado aleatoriamente serve para confirmar a autenticidade dos documentos emitidos por meio de seu site oficial e também afirmou que não usa o sistema para manifestar qualquer posicionamento político.


CONHEÇA MAIS PARA ESPALHAR A INFORMAÇÃO CORRETA

Depois de tanta desinformação e ataques, muitas pessoas têm dúvidas legítimas sobre as urnas eletrônicas. É importante iluminar a sociedade com respostas claras e transparentes. Por isso, respondemos às principais questões sobre a urna eletrônica:

Se invadem banco, porque não invadiriam as urnas?
É diferente. Não dá pra invadir, pois elas não têm conexão com a internet.

As urnas são fraudadas ou burladas?
Até hoje, nunca houve caso de fraude na história da urna eletrônica. Antes haviam muitos casos, em diversas etapas do processo eleitoral. Afinal, é muito mais fácil fraudar uma eleição no papel, né?

O sistema é atualizado?
Sim! O sistema é atualizado a cada eleição. Inscritos no TSE participam dos testes e cerimônias que atestam segurança das atualizações e barreiras contra ataques.

As urnas não evoluíram com o tempo?
As urnas evoluíram muito com a tecnologia e receberam desde 1996 inovações por dentro e por fora.

Eu não confio!
Especialistas comprovam sua confiança com testes, dados e publicações sobre a segurança. Além de diversas instituições do Estado e órgãos independentes (nacionais e internacionais).

A urna não é auditável!!
A urna é auditada regularmente. Existem diversos recursos e maneiras públicas para auditar a urna eletrônica. Leia mais no site do TSE.

Voto impresso é melhor?
Impressão pode violar voto e sigilo. Para ser implementado necessita, além da aprovação no Congresso Nacional (o que não aconteceu), de articulação, planejamento e testes adequados.



Personagens anti-democráticas vivem de criar inimigos e espalhar mentiras. Elas se aproveitam do caos que acompanha a desinformação. Elas atacam adversários, atacam o STF, atacam as urnas, atacam jornalistas, atacam países vizinhos, atacam parceiros comerciais, atacam até aliados quando precisam… Não podemos virar mais peças manipuladas em seu jogo de xadrez político.


QUEM MAIS APOIA AS URNAS ELETRÔNICAS?

Um montão de gente, olha aí embaixo:

Apesar do ministro da Defesa e outros militares bolsonaristas, o Alto Comando do Exército defende as urnas.

Peritos e delegados desmentem Bolsonaro e apoiam as urnas brasileiras: “Não há qualquer evidência de fraude”.

Dizem que não há nenhuma irregularidade ao longo de 26 anos de uso das urnas eletrônicas.

4. OAB
Diz que as votações elegeram políticos dos diversos partidos e ideologias que coexistem no país desde 1996, sem qualquer registro ou indício de fraude.

Depois de rejeitarem o voto impresso em sessão plenária, o presidente Lira defendeu a segurança das urnas publicamente como representante da casa.

Presidente do Senado, Pacheco afirmou que, em nome do Congresso, sempre faz a defesa das urnas eletrônicas e das eleições.

Em diferentes linguagens e com diferentes referências, Bolsonaro foi criticado pelo ataque à democracia.

“O próprio Bolsonaro foi eleito presidente do Brasil, com mais 53 deputados federais. Como reclamar da urna eletrônica? Não tem como reclamar.” (Valdemar Costa Neto)

Estados Unidos estão alertas com tentativa de golpe de Bolsonaro e afirmam que as urnas brasileiras são modelo mundial.

Tanto diplomatas, como instituições multilaterais como a OEA e IFES reiteraram confiança no sistema eleitoral brasileiro.

Chegou ao ponto agora que os mais próximos de Bolsonaro começaram a ficar com vergonha...

“Não caia em Fake News! A urna eletrônica vive sendo testada e nunca teve fraude comprovada.”

Procuradores pressionam Aras a investigar Bolsonaro por ilícito eleitoral e abuso de poder

O Brasil terá eleições e seus resultados serão respeitados.

SOBRARAM AINDA 60 OUTRAS instituições brasileiras que declararam apoio às urnas e às eleições no Brasil.