Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

2023: ano de reconstrução do Estado brasileiro, da cidadania e da solidariedade

Quinta, 29 de dezembro de 2022

Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna

O relatório de transição demonstra o quanto há por ser feito, pois o governo Bolsonaro desorganizou o Estado e os serviços públicos de forma sistemática. Neste mesmo documento, consta o reingresso de 33,1 milhões de brasileiros no mapa da fome e 125,2 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar.

Por Fátima Sousa*

São muitos os desafios que terá o novo Governo, o qual precisa se apoiar nas camadas populares para realizar as transformações sociais que tanto necessitamos. Os setores dominantes que se beneficiam do Estado certamente reagirão diante de mudanças. Que em 2023 e nos anos vindouros possamos esperançar, para que as novas políticas públicas nos permitam recuperar os direitos sociais, e o protagonismo da população, fortalecido na virada de página da história.

Enfrentamos um golpe que trouxe ao poder um governo autoritário que objetivava acabar com qualquer conquista popular e possibilidade de Estado de bem-estar social, que sucateou a educação, assistência social, previdência e a saúde pública, enquanto o país atravessava a tormenta da pandemia em um governo negacionista. Governo que desejava destruir as instituições do Estado para estabelecer um regime autoritário, alicerçado na intolerância e conservadorismo.